Aplicativo deixará de funcionar em pelo menos 50 modelos de smartphones a partir de 1º de novembro. Veja se o seu está na lista… Usuários de smartphones mais antigos têm pouco mais de uma semana para providenciar um novo aparelho se quiserem continuar utilizando o WhatsApp. Isso porque o aplicativo mais popular de mensagens instantâneas vai deixar de funcionar em alguns sistemas operacionais a partir do dia 1º de novembro.
Esse tipo de atualização acontece periodicamente. Desta vez, o WhatsApp não funcionará mais em smartphones com sistema operacional Android inferior à versão 4.1, nem em iPhones com sistema iOS inferior à versão 10. Essa atualização afetará mais de 50 modelos de celulares que não suportam versões mais recentes de seus sistemas operacionais. Entre eles estão modelos da Apple, Samsung, LG, ZTE, Huawei, Sony, entre outros.
Para descobrir qual a versão do sistema operacional do seu celular Android, acesse “Configurações”, toque na opção “Sobre o telefone” e observe a informação em “Versão do Android”. Caso a versão seja a 4.1 ou superior, não precisa se preocupar, pois o WhatsApp continuará funcionando normalmente.
Se o seu celular for iPhone, acesse a opção “Ajustes”, selecione a opção “Geral” e, depois, toque em “Sobre”. Você verá o número da versão do sistema operacional iOS em “Versão do software”. Se o número indicado for 10 ou superior, o WhatsApp seguirá funcionando.
Por que isso acontece?
O fim do suporte é comum não apenas no WhatsApp, mas em qualquer aplicativo. Isso ocorre porque, com o tempo, a plataforma recebe atualizações, tanto para ganhar funcionalidades quanto para corrigir erros e falhas de segurança.
Assim, chega um momento em que essas atualizações não são mais suportadas por sistemas antigos. Quando isso ocorre, o aplicativo se torna incompatível com determinadas versões, pois, se não receber as atualizações necessárias, ficará vulnerável a ataques.
Celulares que ficarão sem o WhatsApp
– Apple: caso o iPhone não suporte mais atualização para o iOS 10 ou superior
– Samsung: Galaxy Trend Lite, Galaxy Trend II, Galaxy S2, Galaxy S3 mini, Galaxy Xcover 2, Galaxy Core e Galaxy Ace 2
– LG: LG Lucid 2, Optimus F7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual, Optimus L5, Optimus L5 II, Optimus L5 Dual, Optimus L3 II, Optimus L7, Optimus L7 II Dual, Optimus L7 II, Optimus F6, Enact, Optimus L4 II Dual, Optimus F3, Optimus L4 II, Optimus L2 II, Optimus Nitro HD e 4X HD, e Optimus F3Q
– ZTE: ZTE Grand S Flex, ZTE V956, Grand X Quad V987 e Grand Memo
– Huawei: Huawei Ascend G740, Ascend Mate, Ascend D Quad XL, Ascend D1 Quad XL, Ascend P1 S e Ascend D2
– Sony: Sony Xperia Miro, Sony Xperia Neo L e Xperia Arc S
– Outros: Alcatel One Touch Evo 7, Archos 53 Platinum, HTC Desire 500, Caterpillar Cat B15, Wiko Cink Five, Wiko Darknight, Lenovo A820, UMi X2, Faea F1 e THL W8.