A jornalista, escritora, cantautora, além de mestra e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, Chris Fuscaldo, assume a direção da “Niterói Livros”, responsável por publicar obras sobre a história e memória de Niterói, reeditando clássicos ou obras inéditas. “Niterói Livros” foi criado em 1993, com o lançamento de ‘Da Vila Real da Praia Grande à Imperial Cidade de Niterói’, de José Antônio Soares de Souza.

“Fiquei lisonjeada quando recebi o convite do Marcos Sabino para assumir a Niterói Livros. Primeiro porque acompanho seu trabalho e sei o quanto ele sempre se dedicou à arte niteroiense e sempre se preocupou com a memória da cidade. Depois, porque sou uma jornalista e escritora com experiência em edição que tem muita sede de ver a história de minha cidade eternizada em livros, algo que amo desde pequenininha. Sonhei a vida toda em contribuir com a história do Brasil e encontrei nos livros o meu caminho para transformar os sonhos em realidade. À frente da Niterói Livros, espero contribuir para a eternização da história de Niterói e para a manutenção da memória da minha cidade”, afirma Chris.

O presidente da Fundação de Arte de Niterói, Marcos Sabino, pretende levar a ‘Niterói Livros’ para a Biblioteca Parque de Niterói e, assim, ampliar o espaço de leitura e convivência, com um acervo virtual para pesquisa, mas também físico.

Em 2013, a Niterói Livros, que participa desde 2007 do grupo Letras de Niterói na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, abriu espaço, pela primeira vez, para escritores e poetas independentes da cidade que quiseram participar do maior evento do mercado editorial brasileiro. “Queremos abrir mais espaço para os escritores da cidade. Vamos propor concursos variados, de segmentos literários, como obra biográfica, por exemplo, contando histórias de personalidades”, explica Sabino.

Para publicar através do selo, que pertence à Prefeitura de Niterói, não há a obrigatoriedade de que o autor seja niteroiense ou resida em Niterói. O foco é a cidade, seus feitos e personagens. Espera-se, com isso, não apenas criar uma biblioteca de referência, como reafirmar sua identidade cultural.

Para publicar um livro, o autor deve encaminhar à Secretaria Municipal das Culturas/ Fundação de Arte de Niterói uma cópia impressa da obra, acompanhada de uma gravação digital em CD. A Niterói Livros é responsável, técnica e financeiramente, por todas as fases de produção, desde a preparação dos originais e projeto gráfico à impressão.

Sobre Chris Fuscaldo:

Formada em Jornalismo e em Letras (Português/Italiano), Chris Fuscaldo é escritora, jornalista e cantautora, além de mestra e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade. Trabalhou nos jornais Extra e O Globo, e colaborou para diversas revistas brasileiras, entre elas MTV e Rolling Stone. Além de editar o blog GarotaFM em seu site, produz conteúdo para artistas e gravadoras e atua como mediadora de debates em eventos ligados à música. Em 2015, foi responsável pela pesquisa do livro “Rock in Rio 30 Anos” (Ed. 5W). No ano seguinte, estreou como escritora em “Discobiografia Legionária” (Ed. LeYa), em que conta a história da Legião Urbana através de seus álbuns. Em 2017, estreou como cantora e compositora no álbum “Mundo Ficção”. Em 2018 lançou o livro “Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira” (troféu Prêmio Profissionais da Música) e, com ele, fundou sua própria editora, a Garota FM Books.

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!