Cine Jazz homenageia John Coltrane e recebe o músico Nivaldo Ornelas na proxima terça 24/9, às 19h, com entrada franca no Solar do Jambeiro, a edição de setembro do projeto Cine Jazz, fará homenagem a um dos maiores ícones da história da musica, o saxofonista norte-americano John Coltrane. O músico convidado é Nivaldo Ornelas saxofonista, flautista, compositor e arranjador. Entrada franca.

Habitualmente considerado pela crítica especializada como o maior sax tenor do jazz e um dos mais importantes jazzistas e compositores do gênero, a influência de Coltrane no mundo da música ultrapassa os limites do jazz, indo desde o rock até a música erudita.  Atuou principalmente durante as décadas de 1950 e 1960. Seus principais anos foram entre 1955 e 1967, durante os quais reformulou o jazz e influenciou gerações de outros músicos.  As gravações de Coltrane foram prolíficas: ele lançou cerca de 50 gravações como líder nestes doze anos, e apareceu em outras tantas lideradas por outros músicos. Através de sua carreira, a música de Coltrane foi tomando progressivamente uma dimensão espiritual que iria consagrar seu legado musical. Junto com os saxofonistas tenores Coleman Hawkins, Lester Young e o altista Charlie Parker, Coltrane mudou as perspectivas de seu instrumento, recebendo uma citação do Prémio Pulitzer de Música  em 2007, por sua “perita improvisação, musicalidade suprema e um dos ícones centrais na história do jazz”. O filme a ser exibido traz o musico em uma apresentação gravada na Alemanha em 1960.

Músico convidado

O músico convidado é Nivaldo Ornelas saxofonista, flautista, compositor e arranjador, autor de 200 obras (entre composições para a música popular, instrumental e erudita). Foi um dos fundadores do Berimbau Jazz Clube, ponto de encontro dos músicos mineiros nos anos 60. Logo depois, participou do Clube da Esquina. Ao longo de 50 anos de carreira, produziu 14 discos autorais. Transitando muito bem entre o erudito e o popular, sua arte abrange também composições para cinema, teatro e balé.

O Cine Jazz é uma realização da secretaria Municipal de Cultura de Niterói – FAN, com curadoria de Paulo Renato Rocha. Classificação 14 anos

Serviço:
Cine Jazz homenageia a pianista Eliane Elias
Artista Convidado: Nivaldo Ornelas
Data: terça-feira, 24 de setembro
Horário: 19h
Capacidade: 60 lugares
Entrada Franca
Classificação indicativa: 14
Local: Solar do Jambeiro
Telefone: (21) 2109-2222

 

 

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: