28Acontece na próxima terça-feira, 29, às 19h, com entrada franca no Solar do Jambeiro, a edição de outubro do projeto Cine Jazz que fará homenagem a João Gilberto, o grande ícone da música falecido em julho deste ano. O filme a ser exibido traz momentos raros do músico gravados nos Estados Unidos e na Europa nas décadas de 60 e 80.
Sobre João Gilberto
Considerado um artista genial por musicólogos e jornalistas especializados, João Gilberto revolucionou a musica brasileira ao criar uma nova batida de violão com influências do jazz para tocar samba: a bossa nova . O jeito suave de cantar, influenciado pelo jazzista Chet Baker, também foi visto como inovador no Brasil. Desde o lançamento do compacto que continha Chega de Saudade e Bim Bom, munido apenas da voz e do violão, começou uma revolução na música mundial. Dono de uma sonoridade original e moderna, João Gilberto levou a música popular brasileira ao mundo, principalmente para os Estados Unidos, Europa e Japão. Tido como um dos músicos mais influentes no jazz americano do século XX, ganhou prêmios importantes nos Estados Unidos e na Europa, como o Grammy, em meio à beatlemania.
Músico Convidado
O músico convidado é o violonista e compositor Gabriel Improta que tem trabalhos com José Paulo Becker, Herminio Bello de Carvalho, Carol Saboya, Simone Moreno e atualmente é professor de viloão da UNI-Rio.
O Cine Jazz é uma realização da secretaria das Culturas de Niterói – FAN, com curadoria de Paulo Renato Rocha. Classificação 14 anos
Excelente iniciativa