A edição de julho do projeto Cine Jazz acontece na próxima terça 30/7, às 19h com entrada franca no Solar do Jambeiro e prestará homenagem a Wes Montgomery, guitarrista norte- americano que definiu aquela que viria a ser a sonoridade clássica da guitarra de jazz nos anos 60 e tornou famosa a formação guitarra / órgão / bateria (The Wes Montgomery Trio) influenciando toda uma geração de guitarristas como George Benson e Pat Metheny.

Autodidata, Wes começou a tocar só aos 19 anos por influência de Charlie Christian, um dos criadores do bebop , de quem ouvia os discos e memorizava os solos. Seis meses mais tarde, já se apresentava profissionalmente. Wes tocava de uma maneira pouco ortodoxa, já que usava o polegar em vez da palheta, bem como um modo único de tocar em oitavas, que tornava a sua guitarra mais expressiva e melodiosa. Faleceu de um ataque cardíaco em 1968, no auge da expressiva trajetória de 22 albuns solo em 10 anos de carreira. O filme a ser exibido foi gravado num show na Bélgica em 1965.

Músico convidado

O músico convidado é o guitarrista carioca Fernando Clark, coordenador e professor da Escola de Música In Concert em Ipanema por 26 anos. Atualmente se apresenta com a Companhia Estadual de Jazz (CEJ), grupo de música instrumental com mais de vinte anos de estrada liderado pelo “Casseta” Reinaldo Figueiredo, baixista da banda.

O Cine Jazz é uma realização da secretaria Municipal de Cultura de Niterói-FAN com curadoria de Paulo Renato Rocha. Classificação 14 anos.

Serviço:
Cine Jazz homenageia Wes Montgomery
Artista Convidado: Fernando Clark
Data: terça-feira, 30 de julho
Horário: 19h
Capacidade: 60 lugares
Entrada Franca
Classificação indicativa: 14
Local: Solar do Jambeiro
Telefone: (21) 2109-2222

 

 

NitNegócios