Cine Jazz de Maio homenageia Oscar Peterson O pianista canadense Oscar Peterson é o musico homenageado pelo Cine Jazz na sua edição de maio, que excepcionalmente acontecerá (por causa do feriado de Corpus Christi) no dia 19/5 e não na ultima quinta do mês como de costume. Entrada franca.

Sobre Oscar Peterson

Nascido em Quebec em 1925, Oscar Peterson , que é considerado pela critica um dos mais importantes pianistas da história do Jazz, nasceu em uma família de músicos. Aos 5 anos já tinha aulas em casa com sua irmã e também já aprendia musica clássica e erudita com o húngaro Paul de Marky. Aos nove anos sua técnica já impressionava os músicos profissionais. Depois de ser descoberto em 1949 pelo empresário Norman Granz (que excursionava a Europa e os EUA com estrelas do jazz) e estrear no seu famoso espetáculo “Jazz at Philarmonic”, passou a gravar e excursionar o mundo com seu trio e com muitas outras estrelas como Ella Fizgerald e Joe Pass. Tocando principalmente o bebop e o hard bop deixou uma extensa discografia de mais de 200 gravações entre discos solo e parcerias diversas.
O filme a ser exibido, a partir das 19h nos jardins do Museu do Ingá, registra uma apresentação do pianista com seu trio na Inglaterra em 1969, e tem a participação do saxofonista americano Dexter Gordon.
A artista convidada desta edição é a pianista, cantora e arranjadora carioca Délia Fisher, que depois de estrear na musica instrumental na década de 80 no importante Duo Fenix com o também pianista Claudio Daulsberg, vem ao longo dos anos se firmando como uma instrumentista e arranjadora premiadíssima, atuando principalmente nos musicais da dupla Claudio Botelho e Charles Moeller.
Com curadoria do produtor Paulo Renato Rocha, o Cine Jazz é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de Niterói com apoio da FUNARJ. Entrada Franca e Censura 14 Anos.

Serviço:
Cine Jazz de Maio homenageia Oscar Peterson
Data: 19 de MAIO, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Museu do Ingá
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 78. Ingá-Niterói
Entrada Franca
Classificação: 14 anos
Entrada Franca

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: