O concerto “Songs of the Soul” ou “Canções da Alma” será realizado pela primeira vez no Brasil, no dia 14 de julho, às 19h, no Teatro Municipal de Niterói. O evento, que já passou pelo Canadá, Europa, Ásia e Oceania, vai apresentar canções meditativas de Sri Chinmoy (1931-2007).
Cantores e instrumentistas internacionais como Agnikana’s Group, Shamita’s Strings, Pavaka, Kanala, Mandu & Visuddhi, e Paree’s International Group vão mostrar a força da música meditativa, tanto com instrumentos ocidentais (violoncelo, violão, harpa), assim como com orientais (harmônio indiano, erhu chinês, cítara).
O Songs of the Soul promete proporcionar uma viagem musical cheia de profundidade, que conecta o público com o poder e a vastidão da melodia de Sri Chinmoy. Melodia essa, já aclamada por gigantes musicais como Ravi Shankar, Leonard Bernstein e Quincy Jones.
“Nós não temos que aprender nenhuma linguagem em particular para nos comunicar com os outros, se pudermos tocar a música da alma. Essa está próxima da meditação, transporta a beleza, a fragrância do silêncio e a mensagem do mundo interior e dos mundos mais elevados”. (Sri Chinmoy)
As atrações:
Agnikana’s Group – Grupo feminino fundado por Agnikana Senkyrova, da República Tcheca, em 1997 e, que além de cantar, toca instrumentos como harmônio indiano, violão, flauta e santur. Sua performance é extremamente etérea e forte ao mesmo tempo, reunindo vozes angelicais e instrumentos acústicos.
O Agnikana’s Group participa do Songs of the Soul desde a primeira edição, em 2008, sendo sempre um ponto alto do concerto.
Shamita’s Strings – A musicista Shamita Achenbach-Konig vive em Viena, Áustria. Estudou violoncelo no Conservatório de Bregenz, na Universidade de Música Mozarteum, em Salzburg e no Conservatório de Viena, já tendo tocado na Orquestra Sinfônica de Viena.
Com o grupo vocal/instrumental Mountais Silence já realizou concertos nos EUA, Europa e Oriente. Shamita está no Guinness Book por tocar violoncelo por 24 horas seguidas.
Pavaka – Pavaka Ritchot toca violão e baixo e comanda um grupo vocal e instrumental com base em Montreal, Canadá. O músico apresenta melodias compostas pelo pacifista indiano Sri Chinmoy, dando a elas um arranjo mais ocidental. Pavaka, desde 2005, já tocou nos EUA, Canadá, Europa e Rússia.
Paree’s International Group – Grupo vocal feminino formado por Sri Chinnmoy há mais de 20 anos. Hoje, o grupo conta com mais de 70 participantes, de mais de 20 países diferentes.
A apresentação ‘a capella’ mostra a potencia das vozes angelicais das componentes do grupo, de forma pura e sublime.
Kanala – O músico Kanala Auer nasceu em Viena, Áustria. Filho de um maestro, foi absorvido pela música desde a infância. Toca guitarra acústica de 12 cordas, guitarra portuguesa e cítara. Como artesão hábil, licenciado pela Academia de Artes de Viena, ele vem modificando a sua cítara, dando a ela um som único.
A sua constante busca pela espiritualidade e grande talento musical, fizeram-no ocupar um lugar de destaque na música indiana e se tornar um virtuoso arranjador da música espiritual de Sri Chinmoy.
Mandu e Visuddhi – Casal e dupla musical, toca junto há muitos anos, interpretando músicas espirituais de Sri Chinmoy. Já se apresentaram pela Europa, EUA e Oriente.
Mandu começou a tocar harpa em Wels, na Áustria, e depois estudou na Universidade de Música Anton Bruckner, em Linz, também na Áustria. Músico consumado, Mundu se destaca no acordeom, guitarra, harpa, piano e violino, e em seu instrumento favorito, o erhu chinês.
Mandu estará acompanhado por sua esposa, Visuddhi, talentosa harpista.
A performance do casal é uma mistura de sons milenares, harminias clássicas e improvisações.
Serviço:
Concerto ‘Songs of the Soul’
Data: 14 de julho de 2018
Horário: 19h
Classificação etária: Livre
Duração: 105 min
Capacidade: 380 lugares
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói
Tel.: 2620-1624
ENTRADA GRATUITA (Sujeito a lotação do Teatro)