No dia 6 de setembro, quarta-feira, às 14h, vai acontecer o evento “Concertos da Imprensa – Coro Aprendiz Musical”, quando cerca de 40 alunos do Coro Aprendiz vão se apresentar, na Sala Leila Diniz, sob coordenação da regente e maestrina, Fátima Mendonça – outorgada pela Academia Niteroiense de Belas Artes Letras e Ciências como ‘Personalidade Troféu de Inverno ANBA 2023, em julho deste ano.
Fátima está na expectativa para a realização deste recital: “esta apresentação está sendo muito aguardada pelo Coro. Preparamos um concerto superanimado com músicas de diferentes estilos, com coreografias montadas por nós e com muita alegria e descontração. Amamos o que fazemos e queremos mostrar esse amor através da nossa voz e do nosso corpo”, afirma.
Para esta apresentação, foi preparado um repertório que inclui peças eruditas e populares.
A Educação Musical, por meio da Voz, proporciona a crianças e jovens da comunidade, que aprendem a atuar musicalmente, através do canto e do movimento. Os conceitos musicais vão sendo introduzidos à medida que se fazem necessários. A partir do que é culturalmente significativo a eles, chega-se a uma ampliação do repertório, que permite o conhecimento e apreciação de práticas musicais de outros povos e culturas.
“A prática em conjunto fortalece a unidade, o convívio social e, juntos, eles têm desafios e aprendem a superar os obstáculos”, explica a maestrina.
Mantido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Aprendiz Musical – um dos mais importantes programas de desenvolvimento social por meio da arte ativos no país – completou 22 anos, passando por uma expansão significativa em suas atividades e na quantidade de alunos atendidos.
Essa iniciativa gratuita tem sido responsável por proporcionar formação a alunos de todas as idades, que têm suas vidas e as de suas famílias transformadas pela música, assegurando o acesso à cultura e às artes.
Sobre o Coro Aprendiz Musical
O Coro Aprendiz Musical, regido pela maestrina e coordenadora do Programa Aprendiz Musical, Fátima Mendonça, foi fundado em 2017 e desde então, já realizou diversas apresentações, como: a festa de Outubro Rosa do INCA, no Rio de Janeiro, para pacientes e familiares; comemoração dos 65 anos do Hospital de crianças Getulinho, no Fonseca, em Niterói; o 5° Festival de Música e Literatura de Taubaté, em São Paulo, entre outras, que incluem, ainda, a participação nas diversas atividades da agenda cultural do Município.
O conjunto foi criado para promover a formação dos alunos, por meio da prática coral de excelência, buscando desenvolver a integração social e o gosto pela música, a partir da execução de um repertório diversificado, que inclui músicas eruditas e populares de várias nacionalidades e de diferentes estilos e gêneros. O coro é composto por cerca de 39 alunos.
Programa a ser apresentado no concerto do dia 6 de setembro:
- Dona Nobis – Traditional Latin – Mary Lynn Lightfoot
- I Coríntios 13 – Asaph Borba – arranjo: Márcio Carvalho – Participação especial: Augusto Silva – Flauta Transversal
- Al shlosha D’varim – Allan E. Naplan/Pirkei Avot(Mishnah)
- Vilarejo – Autor: Marisa Monte – Arranjo: Patrícia Costa
- Você – Tim Maia – arranjo: Márcio Mattos – Participação Especial: Pedro Henrique Souza – violão e Pedro Gomes Ferreira – viola
- Fico Assim Sem Você/Só Love – Cacá Moraes/ Abdulah/Ivo Mozart – arranjo: Márcio Carvalho/Edu Louro
- Berimbau – Baden Powell e Vinícius de Moraes – arranjo: Márcio Carvalho
- Meu Erro – autor: Herbert Viana – arranjo: Jardel Maia
- Verde Mar de Navegar – Capital- arranjo: Duda
- Aí que saudade d’oce – Vital Farias – arranjo: Eduardo D. Carvalho
- Baião de quatro toques – autor: Zé Miguel Wisnik e Luiz Tatit – arranjo: Manuel Figueiredo de Abreu
- Jacksoul Brasileiro – autor: Lenine – arranjo: André Protásio
- Do Leme ao Pontal – Tim Maia – arranjo: Maurício Durão
- Salve o Samba – Vinícius de Moraes/Tom Jobim/Dorival Caymmi/Zé Kéti
Serviço:
Concertos da Imprensa – Coro Aprendiz Musical
Data: 6 de setembro, quarta-feira
Horário: das 14h às 16h
Local: Sala de Cultura Leila Diniz
Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81 – Centro – Niterói
Evento aberto ao público – Sujeito a lotação
Entrada gratuita