David Jay traz Scar Project para o MACA Fundação Laço Rosa, em parceria com a ONG Niterói Mais Humana e patrocínio da Prefeitura de Niterói, traz o americano David Jay, que expõe pela primeira vez no MAC (Museu de Arte Contemporânea), em Niterói (Rio de Janeiro) suas fotografias do Scar Project, com fotos de mulheres e suas cicatrizes provocadas pelo câncer de mama. A exposição, aberta ao público entre os dias 10 de outubro e 02 de novembro, reúne 27 obras, dentre elas imagens de brasileiras, que pela primeira vez participam da iniciativa.

No dia 9 de outubro, às 19h, acontece o coquetel de lançamento da exposição, cuja renda será revertida integralmente para as instituições apoiadoras.

“Estou muito feliz com a oportunidade de apresentar para um número cada vez maior de pessoas fotos dessas mulheres tão corajosas. Espero que este trabalho seja instigante para o público no Brasil e que eles possam se envolver em um nível que ultrapasse a doença” afirma Jay.

 Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa, comemora: “Foi incrível termos o David aqui, em agosto, fazendo fotos dessas mulheres vitoriosas. Certamente, com a exposição, muitas pessoas serão tocadas e convidadas a repensar sua atitude com a própria saúde e com questões sociais que envolvem a causa do câncer de mama. Queremos provocar este debate”.

O Scar Project nasceu a partir de uma experiência pessoal de David Jay, que trabalha como fotógrafo de moda há mais de 15 anos. A irmã de uma ex-namorada aceitou posar para ele mostrando o resultado da cirurgia de retirada de um dos seios. Daí em diante, outras centenas de mulheres foram clicadas e as fotos correram o mundo. Esta é a primeira vez que brasileiras posam como modelos do projeto.  A socióloga Viviane Oliveira foi uma das selecionadas: “As pessoas, mesmo que neguem, nos julgam e se importam com a aparência. Sobrevivi ao câncer, estou sobrevivendo ao sofrimento. Estou cada vez mais forte”, afirma.

Para a presidente da Niterói Mais Humana, Fernanda Sixel, apoiadora da iniciativa, a vinda da exposição é importante para Niterói: “O MAC é um símbolo de Niterói. Tê-lo abraçando o Scar Project é uma grande satisfação. Tenho a convicção de que este trabalho provocará um debate sobre o câncer de mama, despertando para a importância da realização dos exames preventivos, além de transformar posturas, ajudando a derrubar preconceitos e a criar uma cidade, uma sociedade mais humana e sensível”.

Scar Project busca alertar para a detecção precoce do câncer de mama, além de ajudar jovens que passaram por este momento a encarar suas cicatrizes por um novo ângulo, uma nova lente. Desde o início do projeto, mais de cem mulheres em vários países já foram clicadas.

A curadoria da exposição é do fotógrafo David Jay e de Luiz Guilherme Vergara, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Sobre a Fundação Laço Rosa

Oficialmente criada em 2011, a Fundação Laço Rosa é uma instituição sem fins lucrativos que divulga a causa do câncer de mama. Por meio de seu portal na internet e de suas redes sociais, oferece informações sobre a doença e compartilhamento de histórias. Em três anos, a Fundação Laço Rosa — que nasceu a partir da emocionante história de vida de três irmãs, duas delas vítimas de câncer — contabiliza inúmeras conquistas de suas campanhas de conscientização sobre a detecção precoce de câncer de mama e resgate da autoestima. Uma das ações mais significativas desenvolvidas pela instituição é o Banco de Perucas Online, um projeto pioneiro de doação gratuita de perucas pela internet para pacientes em quimioterapia. Desde sua criação, mais de 700 mulheres de todo o país — com idades a partir de 16 anos — já foram atendidas pelo programa; a meta é dobrar esse número até o fim de 2014.

 SERVIÇO:

  • EXPOSIÇÃO SCAR PROJECT
  • Visitação: a partir do dia 10 de outubro até 2 de novembro
  • De terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação.
  • Ingresso: R$ 10,00
  • Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia.
  • Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes que venham de bicicleta.
  • Entrada gratuita também às quartas-feiras.
  • Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/n – Niterói RJ
  • Informações: 21 2620 2400 / 2620 2481
  • www.macniteroi.com.br