Ella Fitzgerald e Taryn Szpilman no Cine JazzAcontece na quinta-feira, 28 de julho às 19h, nos jardins do Museu do Ingá, a edição de julho do Cine Jazz homenageando a americana Ella Fitzgerald, considerada pela crítica, a maior cantora de jazz  do século XX. A artista convidada é a cantora Taryn Szpilman, vocalista da Rio Jazz Orquestra e a principal intérprete do gênero no Brasil.

Sobre Ella Fitzgerald
Nascida em Newport em 1917, tinha uma extensão vocal que abrangia três oitavas, era notória pela pureza de sua tonalidade, sua dicção, fraseado e entonação impecáveis , bem como uma habilidade de improviso na qual usava a voz como um instrumento de sopro, na técnica conhecida como ‘scat vocal’ muito utilizada pelos cantores do jazz e marca registrada de seu repertório. Gravou e popularizou as canções de compositores eruditos como George Gershwin e Cole Porter,  se apresentou com gigantes do jazz como Louis Armstrong, Dizzy Gillespie, Count Basie e Duke Ellington e tem uma
extensa discografia com mais de 50 albuns lançados em incríveis sete decadas (1935-1993) de uma carreira recheada de prêmios e muito sucesso. O filme a ser exibido “Ella Fitzgerld Live in Belgium (1967) foi gravado em um concerto na Bélgica em 1957 no qual ela é acompanhada por Oscar Peterson no piano, Herb Ellis na guitarra, Ray Brown (seu marido a época) no baixo, Roy Eldridge no trompete e Philly Joe Jones na bateria.

A artista convidada é a cantora Taryn Szpilman, vocalista da Rio Jazz Orquestra e a principal intérprete do gênero no Brasil. Com quatro álbuns lançados em mais de uma década de carreira, Taryn estará acompanhada pelo baterista Claudio Infante e pelo pianista Lulu Martin, interpretando o repertório de Ella Fitzgerald cronologicamente, dos clássicos dos anos 40 e dos musicais da Broadway até a Bossa Nova de Antonio Carlos Jobim.

O Cine Jazz é uma realização da Secretaria de Cultura de Niterói, com curadoria do produtor Paulo Renato Rocha e apoio do Museu do Ingá (FUNARJ).

Serviço:
Cine Jazz homenageia Ella Fitzgerald
Data: 28 de JULHO – Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Museu do Ingá
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 78. Ingá-Niterói
Entrada Franca
Classificação: 14 anos

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: