Nos dias 15, 16, 22 e 23 de março o Teatro Popular Oscar Niemeyer recebe o musical infantil “Coisas que a gente não vê”. O espetáculo – vencedor do prêmio Zilka Salaberry 2012 nas categorias texto (Renata Mizrahi) e atriz (Débora Lamm) – conta a história de Yasmim, menina que tem tudo o que quer, mas não consegue parar de chorar e fala sobre a relação de tempo e afeto entre pais e filhos nas grandes cidades. Tudo com muito humor, dinamismo e música, revelando, aos poucos, os verdadeiros sentimentos de cada personagem.
Os pais de Yasmim – Clara (Paula Sandronia ou Priscila Vidca) e Manoel (Alexandre Mofati ou Carlos Neiva) – não conseguem entender o motivo de tanta choradeira. Para a menina, nada parece ser suficiente. Ela também está dividida entre seus dois amigos: Beatriz (Elisa Pinheiro e Ângela Bellonia) – menina rica e mimada, que vive preocupada com as aparências e exalta os valores do universo das crianças que têm tudo o que desejam – e Raimundo (Vicente Coelho) – amigo da escola e um garoto simples e cheio de vida, que gosta de brincar na rua.
É seu amigo Raimundo que, entre uma brincadeira e outra, acaba conseguindo fazer com que ela entenda o que lhe faz falta: afeto e atenção. Mas, para conseguir o que quer, Yasmim terá de enfrentar seu medo de se expressar e, finalmente, dizer claramente para seus pais que deseja carinho em vez de presente. O final, surpreendente e repleto de alegria, acontece entre abraços, sorrisos, brincadeiras e um belo pôr do sol com os pais e amigos.
“Coisas que a gente não vê” é o terceiro espetáculo de Renata Mizrahi voltado para o público infantil: “O foco desta vez é a escassez do tempo concreto e emocional na vida dos pais para educar seus filhos como gostariam e a solidão urbana que muitas crianças compartilham”, afirma a autora do livro homônimo publicado este ano. Renata assina ainda as músicas originais, elaboradas especialmente para o espetáculo com o músico Bruno Alexander.
A direção geral do espetáculo é de Joana Lebreiro, e a direção musical, de Igor Araújo, que trabalhou 10 anos como arranjador e baixista de Geraldo Azevedo e atualmente é um dos diretores musicais do Monobloco.
A peça já passou por Campos, Vitória, Belém e Duque de Caxias. As próximas apresentações serão em Juiz de Fora (MG) e Palmas de Tocantins (março), Curitiba e Florianópolis (abril), Porto Alegre (RS) e Porto Velho em Rondônia (maio).
FICHA TÉCNICA
Idealização e Texto: Renata Mizrahi
Direção: Joana Lebreiro
Elenco: Debora Lamm (ou Renata Mizrahi), Elisa Pinheiro (ou Ângela Bellonia), Paula Sandroni (ou Priscila Vidca), Alexandre Mofati (ou Carlos Neiva), e Vicente Coelho
Músicas originais: Renata Mizrahi e Bruno Alexander
Arranjos: Igor Araújo e Felipe Ridolfi
Direção musical: Igor Araújo
Assistente de direção: Priscila Vidca
Músicos de cena: Felipe Ridolfi e Marcelo Rezende
Iluminação: Aurélio de Simoni
Equipe de cenário e figurino: Espetacular (Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo)
Direção de movimento: Sueli Guerra
Assistente de movimento: Priscila Vidca
Preparação vocal: Pedro Lima
Projeto visual: Letícia Rumjanek
Camareira:Juju Santos
Contrarregra e montagem de cenário: Rodrigo Bispo
Operação de som e microfones: Claudio Serrano
Operação de luz: Anderson Bispo
Produção executiva: Amanda Lima
Direção de produção: Maria Alice Silvério Lima
Coordenação administrativa: Alan Isidio
Serviço:
- “Coisas que a Gente Não Vê” no Teatro Popular Oscar Niemeyer
- Datas: de 15 a 23 de março, aos sábado e domingos
- Horário: 16h
- Duração: 60min
- Ingresso: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
- Classificação: Livre
- Lotação: 460 pessoas
- Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer
- Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro, Niterói-RJ (ao lado das barcas e atrás do Terminal Rodoviário João Goulart).
- Informações: www.teatropopularoscarniemeyer.art.br