Alexandre Lino apresenta novo espetáculo solo “O Substituto” dia 17/10 em comemoração ao dia do professor no Teatro da UFF em Niterói. Espetáculo prestigiará público de Niterói com única apresentação na cidade atendendo ao convite do Teatro da Uff para trazer grande homenagem aos professores do Brasil atual.

Recebida com entusiasmo pelo público em sua pré-estreia na 7ª Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena em maio deste ano, O Substituto foi comparado ao celebrado espetáculo Apareceu a Margarida (1973) de Roberto Athayde, por abordar a questão da educação diante de um cenário político tão decisivo para os rumos da sociedade. “Recentemente pensei em fazer uma feira brasileira de opinião, nos moldes da feira feita por Boal e Guarnieri e Plinio Marcos e quando assisti a essa peça tive a certeza da função política que o teatro ainda exerce”, disse o diretor e ator Roberto Bomtempo após a apresentação em Tiradentes.

Hoje tenho certeza que este encontro que começou em Lady Christiny e agora se estende em “O substituto” era mais que necessário. Pois só arte mesmo para tornar a nossa realidade tolerável – diz Maria Maya.

SINOPSE:

Humberto Arthur Emílio Ernesto Baptista é o professor substituto da escola. O novo professor precisa chegar ao instituto para apresentar as novas diretrizes educacionais que a escola pede, através dos pais dos alunos e da nova secretaria de educação. A sua chegada a nova classe, indisciplinada, faz com que o seu discurso seja interpretado de diversas maneiras. Sem definir de qual lado esse novo professor está o espetáculo da Documental.Cia traz a proposta de “aula-espetáculo”. A partir da coleta de discursos reais, transformação da oralidade em documento, a peça propõe um jogo cênico para a plateia se relacionar como aluno numa sala de aula nos moldes do novo modelo de ensino.

FICHA TÉCNICA:

Texto: DANIEL PORTO
Direção: MARIA MAYA
Com: ALEXANDRE LINO
Iluminação: PAULO DENIZOT
Cenário e Figurino: KARLLA DE LUCA
Direção de Produção: ALEXANDRE LINO
Programação Visual: Folha Verde Desing
Fotografia Artistica: Janderson Pires
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias
Assessoria Local: JB Comunicação e Produção
Idealização e Realização: Documental.Cia e Cineteatro Produções

SERVIÇO:

O SUBSTITUTO NO TEATRO DA UFF
17 de outubro de 2019 – quinta-feira, às 19h
Ingressos – R$40 (inteira) e R$20 (meia)
Teatro da UFF (Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói, Rio de Janeiro)
Lotação – 344 pessoas
Duração – 1h05
Classificação indicativa – 14 anos
Informações: (21) 99172-3332

NitNegócios