Estudante do sétimo período de Medicina da UFRJ e voluntária da Cruz Vermelha, Mariana Notarângelo viaja para a China representando o Brasil na disputa pelo título de Miss Mundo 2012 contra outras 121 participantes de diferentes países. Natural de Duque de Caxias e com 22 anos de idade, ela é a atual Miss Mundo Brasil 2012 (como é chamada a Miss Brasil do concurso Miss Mundo). A final acontecerá no dia 18 de agosto.
Como voluntária da Cruz Vermelha, trabalhou no estande da Rio + 20. Na semana passada, dia 06, Mariana foi madrinha do curso de Resgates Especiais do 1o. B.G. em São Cristóvão, Rio. Na véspera de viajar para a China, participará oficialmente da cerimônia de iluminação especial do Corcovado pela Campanha contra Diabetes à noite e, antes, de uma ação social na comunidade carioca Pavão-Pavãozinho de manhã. Apesar da beleza indiscutível e de uma iminente promissora carreira artística, seu foco é mesmo a saúde: quer se especializar em oncologia dermatológica.
“A medicina é meu sonho de toda a vida, o meu objetivo profissional. Os concursos de beleza são o momento, o que estou aproveitando agora, enquanto sou jovem e as oportunidades aparecem”, assegura a Miss, que teve uma semana corrida antes do embarque internacional, participando de entrevistas a emissoras de TV do sul e rádios cariocas.
Além do atual posto, ela também coleciona outros títulos: em 2010 ela foi eleita Rainha Internacional do Café, na Colômbia, e no ano passado foi a primeira sul americana a ganhar o Miss Global Beauty na Coreia entre candidatas de 70 países. Outra conquista pessoal recente foi ver seu projeto de captação de lixo eletrônico para reciclagem e preservação ambiental APROVADO pelo Greenpeace, ao qual apresentou por criação e iniciativa própria. Ambas as partes estão em contato em negociações para aproveitamento e aplicação da ideia.
Miss Mundo era o título dado às vice-campeãs do concurso Miss Universo – até cinco anos atrás, quando tornou-se um evento independente. É menos conhecido no Brasil do que o Miss Universo, que aqui fez história com ícones como Martha Rocha e Natália Guimarães. No entanto, ambos têm basicamente os mesmos critérios de avaliação e a nossa representante competirá com dezenas de moças de nacionalidades diversas. O concurso no Brasil foi no dia 02 de abril, em Porto Alegre, sob a coordenação de Henrique Fontes. O evento é produzido e televisionado pela TV Pampa, afiliada gaúcha da RedeTV.