
A mostra conta com 53 fotografias do acervo do artista sobre a cidade de Niterói
Em Aqui mesmo, Pedro Vasquez apresenta um resumo de sua produção consagrada à cidade de Niterói nos últimos trinta anos, com mais de meia centena de fotografias em formatos e técnicas diversas, incluindo desde vistas panorâmicas às imagens intimistas, passando da fotografia em suporte de película à imagem digital e do preto e branco a cor. Sempre com um enfoque pessoal, que foge do previsível lugar-comum para privilegiar uma visão autoral e distintiva da cidade.
Aqui mesmo é fruto do interesse permanente de Pedro Vasquez por Niterói, cidade em que reside desde a infância e à qual dedicou em 1984 a exposição Nadando em água escondida, realizada na Galeria de Arte da Universidade Federal Fluminense. Mostra inspirada pelo roteiro dos pintores do Grupo Grimm, que haviam inaugurado o paisagismo na pintura brasileira um século antes nas praias niteroienses.
Existe no trabalho de Pedro Vasquez uma faceta aparentada com os princípios da arte zen, no que diz respeito ao uso do vazio como elemento de composição, assim como uma afinidade com o conceito de beleza do wabi-sabi tal como codificado na segunda metade do século XVI por Sen no Rikyu, criador da cerimônia do chá.
Assim como os adeptos do wabi-sabi, Vasquez privilegia a beleza das coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas, das coisas simples, naturais e orgânicas, preferindo o intrínseco em detrimento da hierarquia material, do espetacular, do monumental e do imponente. Assim, a Niterói de Pedro Vasquez não é a da arquitetura esplendorosa ou dos logradouros consagrados, de tal forma que ao fotografar o MAC ele se desvia de sua decantada elegância plástica para se concentrar nos visitantes. Da mesma forma em que não se prende ao registro topográfico e metódico da paisagem, optando por evocar uma Niterói mítica e pessoal, a exemplo do que fez o pintor belga Léon Spilliaert no início do século XX ao focalizar as praias desertas e silenciosas da cidade de Ostende, os banhistas, os barcos, as árvores e os metafísicos encontros da areia com o mar e do mar com o céu.
Contudo, mesmo sem procurar representar Niterói com a minúcia e a abrangência de um paisagista clássico, Pedro Vasquez conseguiu captar seu genius loci, suas características socioculturais profundas e sua ambiência peculiar e distintiva, de tal forma que a Niterói de Pedro Vasquez é também a Niterói de todos nós.
Sobre o Artista:
Escritor, tradutor, fotógrafo e administrador cultural, Pedro Vasquez é formado em Cinema pela Université de la Sorbonne, e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Foi responsável pela implantação do Instituto Nacional da Fotografia da Funarte, bem como pela criação do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de ter sido também diretor do Solar do Jambeiro.
Seu trabalho como fotógrafo já foi exposto e/ou publicado em diversos países, notadamente: Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal, Noruega, Canadá, Estados Unidos, Cuba, México, Venezuela, Argentina, Uruguai, Paraguai.
Serviço:
Exposição Aqui Mesmo – Niterói vista pelas lentes de Pedro Vasquez
Abertura: 21 de março de 2014, às 16h
Lançamento do catálogo e visita guiada: 13 de maio de 2014, às 17h.
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 18h
Local: Espaço Cultural Correios Niterói
Endereço: Avenida Visconde de Rio Branco, 481 – Centro, Niterói