Em sua quarta exposição individual, Guilherme Portella apresenta a série intitulada Qu4tro, onde quadrados e retângulos surgem quase como obsessões, mas não menos obsessivo é o empenho em desfazê-los, seja através das incontáveis sobreposições, que geram transparências e novas tonalidades, seja pelo desvanecimento de suas bordas, manchadas, distorcidas, borradas, até descaracterizar por completo o geométrico. A exposição acontecerá no Solar do Jambeiro de 24 de novembro a 31 de janeiro, de terça a sexta 13h ás 18h, sábado e domingo 10h ás 18h.

Desta forma, por mais que num primeiro momento o que salte aos olhos sejam os quadrados e retângulos, o real tema desta série são as cores e as transparências. Elas nos conduzem, nos levam a percorrer a superfície da tela, a desvendar detalhes e descobrir novas camadas a cada olhar.

Em sua trajetória, o artista já caminhou pelas abstrações, por uma mescla de figurativo e abstrato (na série Velha Infância, onde também inseriu textos em diversas obras), e tangenciou o abstracionismo geométrico, que agora subverte em seus novos trabalhos.

A série Velha Infância fala sobre o tempo. Na era dos videogames e da Internet, muitos brinquedos e brincadeiras parecem ter ficado em algum lugar do passado. Outros, mesmo resistindo às mudanças, ficaram cristalizados como símbolos de um tempo perdido. Explorando esse universo mítico e associando as imagens com textos diversos, o artista mergulha em reminiscências e nos toca através de sensações paradoxais como identificação e estranhamento.

Serviço:

  • Exposição: As sobreposições de Guilherme Portella
  • Data: 24 de novembro a 31 de janeiro
  • Terça a sexta, 13h ás 18h, sábado e domingo 10h ás 18h.
  • Ingresso: Gratuito
  • Local: Solar do Jambeiro
  • Rua Presidente Domiciano, 195 – São Domingos – Niterói
  • Tel. (21) 2109-2222 / 2109-2223
Estamos online!