A Aliança Francesa de Niterói e o Atelier Valença e Arts convidam para a exposição “Multiversos – Músicas e Pinceladas” da artista visual e designer Luciane Valença. A vernissage será dia 18 de abril às 19h e a visitação de 19 de abril até 18 de maio.

A artista volta à Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói, depois de 2 anos da exposição “Art et de la Fraternité”, trabalho em que todas as obras tinham como base materiais descartados no lixo. Desta vez, com a exposição individual “Multiversos – Músicas e Pinceladas”, seu novo projeto tem como inspiração a música e a poesia.

Um convite à viagem entre mundos, universos, possibilidades, inspirações, músicas, versos e cotidianos embalados pelas expressões e sensibilidade que a Arte como caminho pode proporcionar.

Texto de Apresentação da Exposição

Luciane Valença vem nos brindar os sentidos com seu mais recente trabalho intitulado Multiversos – Músicas e Pinceladas. Aberta ao mundo, abre-nos, também, as portas da imaginação ao contemplar-lhe os traços.

Com uma estética um tanto modernista, as curvas fortes e bem delineadas de Multiversos mostram a intensidade e a sensibilidade da artista. Pinceladas sonoras compõem telas que narram trajetórias cantadas por grandes vozes. Há todo um traço de reinvenção, de transformação do cotidiano em poesia. Cada silhueta transparece um amor pela Arte que se faz renascer em cada um de nós. Sentimo-nos vivos, mergulhados em uma sobriedade embriagada de sutil beleza.
Renata Coelho (Produtora Cultural)

Bio da Artista

Designer, Artista Visual, Ilustradora e Blogueira. Tem 38 anos e mora em Niterói. Trabalha com Comunicação Visual a mais de 10 anos e é sócia do Atelier Valença & Arts, projeto de vida e arte que teve início em 2010, com a parceria de seu irmão Carlos Valença (restaurador e artista plástico).

É uma artista que vive e trabalha sua arte com plena modernidade. Não por uma decisão e opção por um estilo, mas por uma vontade de fazer algo visceral, como inserção vital em sua arte. Em suas pinturas, utiliza elementos, mínimos, simples; uma forma de arte minimalista. Tomando figuras, rostos, enquadramentos muito próximos, “close-up”; fragmentos, detalhes: um olho, a boca, dois rostos que misturam o mesmo traço do pincel em matizes que parecem não ter um começo ou fim. Sua arte é analítica; através da figuração analítica, representa emoções e paixões viscerais. Trazendo um mundo de beleza plástica com profundidade que nos leva a refletir acerca das emoções, do cotidiano, de tudo que faz parte do nosso psiqué.

Suas influências perceptíveis em seus traços decorrem de um estilo de vida, influências culturais e sobretudo sensibilidade. Sensibilidade essa feminina e muito particular, que transpassa por suas vivências, com a relação com o corpo e alma da mulher moderna. Modernidade que não permite desperdícios e que através da reciclagem de materiais, desenvolve a arte, crítica e senso estético da plástica nossa de cada dia.

Serviço:

  • Exposição: “Multiversos – Músicas e Pinceladas” na Aliança Francesa
  • Abertura: 18 de abril – Quinta-feira
  • Hora:19h
  • Visitação: De 19 de abril até 18 de maio de 2013.
  • Local: Galeria 52 da Aliança Francesa de Niterói
  • Rua Lopes Trovão 52 – 2 andar – Icaraí – Niterói – RJ / 2610-3966 / (21) 2710-9619
  • Gratuito
NitNegócios