Quem nunca reparou, após uma forte chuva, nos reflexos de quem passa pelas poças, sejam pessoas, carros ou prédios? É a partir de percepções como esta que o fotógrafo carioca Alberto Cardoso, de 57 anos, apresentará a exposição “Reflexos do Cotidiano”, na Cultura Inglesa de Icaraí a partir do dia 24 de maio. São cerca de 150 fotos coloridas e produzidas pelo fotógrafo, no Rio, ao longo de nove meses.
“Eu ando com a máquina no bolso o tempo todo, sempre pronto para captar uma boa imagem. Essas fotos são uma brincadeira de confundir quem vê as fotos. Eu crio a ilusão do que é reflexo e imagem, tentando brincar com a percepção da realidade mesmo”, conta Alberto.
Segundo a curadora da exposição, Simone Reis, do Museu de Arte Contemporânea (MAC), todos se identificam de certa forma com as fotografias dele. “A minha expectativa, com esta exposição, é criar uma reflexão do público sobre imagens que passam despercebidas no dia a dia”, destaca.
“Reflexos do Cotidiano” é a primeira exposição de Alberto, que já participou de grupos virtuais de fotografia. A exposição na Cultura Inglesa terá, durante o vernissage, uma atração a mais: Alberto estará fotografando os reflexos dos convidados. “É uma ótima oportunidade de mostrar o meu trabalho, a minha arte e o meu talento. Quero emocionar o espectador”, diz Alberto.
Serviço:
O vernissage será no dia 24 de maio, quinta-feira, das 19h às 21h e a exposição do material dura até o dia 2 de junho. A Cultura Inglesa Icaraí 1 fica na Rua Otávio Carneiro 23. Telefone: (21) 2714-9695