Candidatos têm opções nas áreas de Beleza, Mecânica e Construção Civil

Candidatos têm opções nas áreas de Beleza, Mecânica e Construção Civil

Cerca de nove mil oportunidades em cursos profissionalizantes gratuitos em todo o Estado do Rio estão abertas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Em Niterói e Itaboraí, as vagas são para os cursos de Depilador, Manicure e Pedicure, Aperfeiçoamento em Injeção Eletrônica e GNV, NR10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade) e Carpinteiro de Telhados.

As inscrições serão realizadas no site da Fundação e por meio da fanpage da Rede FAETEC no facebook, até o dia 27 de setembro, no link “Inscrições para os cursos de Qualificação Profissional”.

– Qualificação profissional é o nosso mantra, pois acreditamos que este é o melhor caminho para que o cidadão ascenda socialmente. Os cursos da FAETEC dão as ferramentas necessárias para que o trabalhador agarre as boas oportunidades que surgem. Como consequência vêm os melhores salários e qualidade de vida, beneficiando toda a família – afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

Para o presidente da FAETEC, esta rodada vai atender às diversas parcerias firmadas este ano, como o convênio da Fundação com o Rio 2016 para contratação de alunos da Rede durante os Jogos Olímpicos Rio e o programa de linhas de créditos aos estudantes da FAETEC que desejam ter seu próprio negócio.

– A FAETEC assinou convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para promover a empregabilidade dos estudantes da Fundação e, assim, ter uma experiência profissional na Olimpíada. Neste momento, estamos recebendo currículos para contratação de analistas de credenciamento. Mas ao todo serão mais de 30 mil vagas para alunos da FAETEC. Com isso, continuamos reafirmando o compromisso do Governo do Estado de investir na capacitação do cidadão para a inserção no mercado de trabalho, além de proporcionar oportunidades para a população que deseja abrir sua microempresa – ressalta o presidente da Fundação, Wagner Victer.

Sobre os cursos

Na FAETEC Armando Valle Leão, em Pendotiba, há 120 vagas voltadas para a área de beleza, sendo 60 para o curso de Depilador e outras 60 para o de Manicure e Pedicure. Também localizada em Niterói, a FAETEC Henrique Lage, no Barreto, oferece 40 vagas para formação em Aperfeiçoamento em Injeção Eletrônica e GNV, apenas para aqueles que já tenham concluído o curso de Mecânico de Automóveis Leves. Durante as aulas, são apresentados, entre outros conteúdos, os conceitos de eletricidade automotiva básica, os equipamentos de teste e os fundamento do sistema GNV. Na mesma unidade, estão disponíveis 90 vagas para o curso de NR10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade), tendo, como pré-requisito, o diploma de Eletricista Instalador de Baixa Tensão. Com duração de quatro semanas, o curso abrange desde os procedimentos de rotina de trabalho até noções sobre prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros. Em Itaboraí, são 30 vagas para o curso de Carpinteiro de Telhados, com aulas sobre os tipos de maneira e telhas, estruturas de cobertura e isolamento térmico, leitura de plantas e cálculo de orçamento, entre outros assuntos.

Para se candidatar é preciso ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, a idade mínima varia de 16 a 18 anos. Os cursos têm duração média de 10 semanas. O sorteio público das vagas será feito em 29 de setembro, a partir das 10 horas e a listagem completa publicada no site logo no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão do dia 1º ao dia 6 de outubro para efetivar a matrícula. As aulas começam a partir do dia 13 do próximo mês.

Serviço:
Inscrição: de 14 a 27 de setembro
Sorteio: 29 de setembro
Matrícula: de 1º a 6 de outubro
Matrícula de reclassificados: 7 e 8 de outubro
Matrícula de vagas remanescentes: 9 a 16 de outubro