Shows, sarau, coro, dança e feira medieval marcam os últimos dias do Festival Conexões Musicais

Uma maratona de atrações artísticas agita o Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o entorno em Niterói, com o Festival Conexões Musicais que vai até domingo, dia 30 de julho.

A parceria das duas instituições, reconhecidas produtoras de arte no estado do Rio de Janeiro, traz concertos de variados estilos, culminando com uma feira inspirada na cultura medieval, no encerramento. Todas as atividades têm entrada franca e, para os shows em locais fechados, haverá distribuição de senhas uma hora antes de cada apresentação. Fora das universidades, também haverá shows no Palácio dos Correios, no Centro de Niterói. O Solar do Jambeiro, no Ingá, sediou um dos concertos na abertura do festival.

Conheça a seguir os destaques da programação para o fim de semana (28 a 30/07):

No Palácio dos Correios, no Centro de Niterói, haverá a apresentação do coro Carpe Véspera (dia 28, sexta, 12h), o concerto de alunos de violas e violoncelo Suzuki e o Coro da UFF (dia 29, sábado, a partir das 10h30). Na Sala Villa-Lobos da UniRio, na Urca (Rio), são esperados o grupo Música Antiga da UFF com Circo do Porto (dia 28, sexta, 19h30), o concerto dos grupos de câmara formados durante o festival (dia 28, sexta, 17h), e a palestra ‘Escutando Paulo Moura’, ministrada por Cliff Korman e Halina Grynberg (dia 29, sábado, 14h).

Mas a programação mais extensa acontece no Centro de Artes UFF, em Icaraí. Mantendo a promessa de oferecer uma apresentação diferente a cada dia no Jardim da Reitoria, às 17h, haverá um sarau com os alunos participantes do festival na sexta, o Cygnuss Duo, formado por Yuri Reis, no violino, e a DJ Bella Cristo no sábado, e a Banda Tailten (de música celta) no domingo. O Centro de Artes UFF também recebe atrações como o Duo Reis Domingues (violino e piano, com música clássica); o Projeto Arcos, com música eletroacústica; o Coro da UFF, celebrando os 500 anos da Reforma com obras significativas de compositores da tradição Luterana; a Orquestra do Festival; e concertos com os professores.  

No domingo, a Feira Medieval terá exposição de artefatos medievais e trabalhos artesanais feitos de couro, prata e madeira, de comidas e bebidas de época, como carnes, caldos, pães, hidromel, cervejas artesanais e sucos. Haverá também encenação de uma batalha viking, montagem de instrumentos antigos ao vivo com um luthier, banda e dança renascentistas, e brincadeiras de época, como jogos de tabuleiro e jogo do baú.

Seguem em anexo fotos dos artistas e da primeira edição da feira, realizada em 2016 (dentro do Festival de Música Antiga).

PROGRAMAÇÃO

Sexta 28/07

Carpe Vespera – Palácio dos Correios – 12h

Concertos Grupos de Câmara do Festival – UniRio: Sala Villa-Lobos – 17h

Sarau no Jardim com os alunos do Festival – Jardim da Reitoria – 17h

Duo Reis Domingues (Eduardo Domingues – Piano/Yuri Reis – Violino) – Teatro da UFF – 18h

Música Antiga da UFF e Circo do Porto – UniRio: Sala Villa-Lobos – 19h30

Concerto dos Professores do Festival – Teatro da UFF – 20h

Sábado 29/07

Concerto dos alunos do Festival – Palácio dos Correios – 10h30

Concerto Eletroacústica (Projeto Arcos – Arte Contemporânea dos Sons) – Alexandre Fenerich, Bryan Holmes, Carlos Eduardo Campello Soares, Daniel Quaranta, Magno Caliman, Marcelo Carneiro e Paulo Dantas (Compositores) – Teatro da UFF – 14h

Palestra “Escutando Paulo Moura” com Cliff Korman e Halina Grynberg – UniRio: Sala Villa-Lobos – 14h

Cygnuss Duo (Yuri Reis -Violino e DJ Bella Cristo) – Uma inusitada conexão entre o clássico e o contemporâneo – Jardim da Reitoria – 17h

Concerto dos Professores do Festival – Teatro da UFF – 20h

Domingo 30/07

Concerto de Encerramento com a Orquestra do Festival Conexões Musicais – Cine Arte UFF – 10h30

Feira Medieval – Jardim da Reitoria da UFF – 12h

Banda e Dança Renascentista – Jardim da Reitoria da UFF – 12h

Coro da UFF – Jardim da Reitoria da UFF – 13h

Batalha Viking – Jardim da Reitoria da UFF – 15h

Show com a Banda Tailten – Jardim da Reitoria da UFF – 17h

Endereços:

Centro de Artes UFF (Jardim da Reitoria, Teatro da UFF, Cine Arte UFF) – Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói

Sala Villa-Lobos – Instituto Villa-Lobos da UniRio: Av Pasteur, 436 fundos – Urca, Rio de Janeiro

Solar do Jambeiro – Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói

Palácio dos Correios – Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói – RJ

 

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: