Festival do Rio no Reserva Cultural NiteróiO niteroiense não precisa atravessar a ponte para curtir a programação do Festival do Rio 2016. O evento que  transformou  o Rio de Janeiro na capital mundial do cinema, pela primeira vez, está sendo realizado também em Niterói.

Faltam dois dias para acabar o Festival do Rio no Reserva Cultural Niterói 
 
No Rio de Janeiro o Festival do Rio acabou nesse domingo mas para os amantes de cinema a programação em Niterói terminará só nessa quarta-feira. Quem ainda não curtiu ou quer dar um repeteco em uma das salas de cinema do Reserva Cultural, basta seguir a programação dessa terça e quarta-feira. Amanhã serão exibidos 10 filmes e na quarta 9 títulos.
 
Como sugestão para essa terça-feira o filme Baleia a óleo será exibido na sala 4 às 16h, com direção de Lísia Palombini.  “Você sabe porque aquela pedra se chama Arpoador? O documentário Baleia a Óleo mostra que o Rio de Janeiro foi um importante núcleo baleeiro do Brasil. Durante quase dois séculos, a armação de São Domingos recebia barcos baleeiros que traziam os mamíferos capturados na costa fluminense para serem retalhados na orla. Quase tudo era aproveitado: ossos, a língua, a carne e, principalmente o óleo que abastecia lampiões nas ruas cariocas e servia de argamassa”. Outros títulos como Álbum de Família (18h), e A Mulher que se Foi (19h) também prometem agradar o público.
 
Já no último dia do evento, 19, a sugestão fica para a última sessão que encerra o festival, com o filme Harmonium, exibido às 21h15. “Um homem cujo casamento com Akié (Mariko Tsutsui) não anda muito bem, complica ainda mais as coisas em sua vida quando resolve dar uma segunda chance a Yasaka (Tadanobu Asano), um antigo amigo seu que acaba de sair da prisão e que será seu novo empregado. No entanto, Yasaka logo começa a se intrometer na vida de Toshio”.

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, a organização do festival e o recém inaugurado Reserva Cultural Niterói, o evento que acontece de 7 a 19 de outubro, conta com lançamentos exclusivos, com a presença de roteiristas, diretores, atores e exibe mais de 100 filmes de 60 países diferentes, divididos nas já tradicionais mostras: Panorama, Expectativa, Première Brasil, Midnight, Première Latina etc.

A programação conta ainda com shows musicais com artistas da cidade, atrações e atividades infantis e ótima gastronomia comandada pelo Bistrô Reserva, e das recém-inauguradas lancheria Bizu Bizu, especializada em quitutes do eixo Paris-Nova York-Rio, e pizzaria Mística.

SUPER QUINTA CULTURAL NO RESERVA NITERÓI

Esta quinta-feira (13/10) promete ser bastante movimentada no Reserva Cultural Niterói. Além de intensa programação de filmes e atrações musicais de peso, a Blooks, livraria que já conquistou a cidade, recebe a presença de Luis Fernando Veríssimo, assinando seu novo livro “VERÍSSIMAS”, as 19h. Um pouco depois, 19h30, abre a exposição “Impressões de Havana” do fotógrafo Renato Moreth, no novo espaço galeria em uma parceria com a Poltrona Vip Turismo.

Na sexta-feira (14/10) o espaço também abriga o popular evento ‘Corujão da Poesia”, comandado por João do Corujão, como e conhecido seu idealizador. A partir das 21h e com microfone aberto ao poetas de plantão.

Um programa para toda família, com as atividades infantis que passarão a acontecer aos domingos comandados pela Clappy Festas.

As novidades gastronômicas são a BizuBizu, com comidinhas do eixo Paris-NovaYork-Niterói e a Pizzaria Mistica já abertas ao público, que se juntam ao BistrôReserva, outro lugar que já caiu no gosto do paladar da cidade.

Como cereja do bolo, o espaço receberá uma comitiva do festival do Rio nesta 6a feira, com muitos dos convidados internacionais com o objetivo de conhecerem de perto, a mais nova obra do arquiteto Oscar Niemeyer, e todo o complexo cultural com 5 salas e 674 ugares.

FILMES DO FESTIVAL COM PRESENÇAS DE ELENCO

DAMOCLES (Damocles) –  
de Manuel Schapira. Com Manu Payet, Laetitia Spigarelli, Alma Jodorowsky, Gilles Cohen. França, 2016. 84min,DCP.
Solteiros convictos e acumuladores de aventuras inconsequentes, Paul e Hélène têm 30 e poucos anos e dividem um apartamento em Paris. Na noite de seu aniversário, Hélène convida o primo cujo passatempo preferido é ler o futuro de seus amigos. Segundo ele, Paul em breve se apaixonará, mas também cometerá um crime. Paul não acredita na clarividência, mas as coisas mudam no dia que ele conhece a bela Camille. Será que a profecia irá enfim se realizar? Uma comédia agridoce sobre o medo de se relacionar. Adaptação da obra O crime de Lorde Arthur Savile, de Oscar Wilde.
Expectativa 2016 – (LEP) – 14 anos
QUI (13/10) 19:40 Reserva Cultural Niterói 4 ***
Com a presença do diretor Manuel Schapira, do produtor Sebastien Labadie e convidados do Consulado Francês

***
LAVOURA ARCAICA (Lavoura arcaica)
de Luiz Fernando Carvalho. Com Selton Mello, Raul Cortez, Juliana Carneiro da Cunha, Simone Spoladore, Caio Blat. Brasil, 2001. 175min,DCP.
Numa atmosfera bem brasileira, mas dominada por um sopro universal da tradição clássica mediterrânea, Lavoura arcaica é a versão ao avesso da parábola do Filho Pródigo. Transposição da obra homônima do escritor Raduan Nassar, o filme conta a história de uma família de imigrantes libaneses no interior do Brasil, trazendo para a tela temas como o amor, o incesto e as relações familiares. Drama trágico da eterna luta entre a tradição e a liberdade. \(*** Com a presença de convidados\)
Clássicos & Cults – ) – 14 anos

SEX (14/10) 19:00 Reserva Cultural Niterói 4
Com a presença do diretor e elenco (com nomes a confirmar)

****

BR 716 (BR 716)
de Domingos Oliveira. Com Caio Blat, Sophie Charlotte, Maria Ribeiro, Gabriel Antunes, Glauce Guima. Brasil, 2016. 89min,DCP.
Este é um filme onde os personagens principais estão quase o tempo todo totalmente bêbados. Uma fábula da fase do álcool, da mais intensa boemia copacabanense, que termina no golpe de 1964. Era o auge do samba-canção de Antônia Maria e Dolores Duran em reação talvez ao cinema americano, onde, depois do primeiro beijo, aparecia “The End” na tela e todos eram felizes para sempre.
Première Brasil: Hors Concours longa ficção – (VO, VO) – 14 anos
SEX (14/10) 21:15 Reserva Cultural Niterói 2
Com a presença do elenco (com nomes a confirmar)

FILMES EM ESTREIA NA PROGRAMAÇÃO NORMAL

KOBLIC

Direção: Sebástian Borensztein

Gênero: Suspense, Policial, Histórico

Classificação: 14 anos

País: Argentina, Espanha

Distribuidor: Paris Filmes

Ano: 2016

Duração: 115 minutos

Elenco: Ricardo Darín, Inmma Cuesta, Oscar Martinez.

Sinopse: Argentina, período da ditadura militar da década de 70. Kóblic (Ricardo Darín), um ex-capitão das Forças Armadas, é responsável por coordenar as operações aéreas conhecidas como os “voos da morte”, onde elementos considerados subversivos eram arremessados de dentro dos aviões diretamente ao encontro do mar.

Saiba mais: Do mesmo diretor de “Um Conto Chinês – 2011”, é estrelado pelo astro argentino Ricardo Darín, Oscar Martinez e Inma Cuesta. Ambientado na última ditadura militar que ocorreu na Argentina (de 1976 a 1983). “ Darín em uma atuação soberba” – La Nacion.

O ÚLTIMO TANGO (Um Tango Mas)

Direção: Germano Kral

Gênero: Documentário, musical

Classificação: 10 anos

País: Argentina, Alemanha

Ano: 2015

Duração: 85 minutos

Elenco: María Nieves e Juan Carlos Copes.

Sinopse: A história de amor entre os dois dançarinos mais famosos da história do tango. María Nieves Rego (81) e Juan Carlos Copes (84) se conheceram quando tinham 14 e 17 anos, e eles dançaram juntos por quase 50 anos. Em todos esses anos eles se amaram, se odiaram, e passaram por várias separações dolorosas, mas o amor pelo tango sempre os unia novamente. Juan e María contam a sua história a um grupo de jovens bailarinos de tango e coreógrafos de Buenos Aires, que transformam os mais belos e dramáticos momentos das vidas do casal em coreografias de tango incríveis.

Saiba maisSeleção Oficial – Festival de Toronto, ganhou prêmio de público – Melhor Documentário – Festival Internacional de Washington DC. “Uma combinação de coisas fascinantes” – The New York Times. “Um retrato exuberante e sensual de uma famosa carreira na dança” – The Hollywood Reporter. “o encontro de paixão, ciúmes e raiva” – Indiewire.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL PRÓXIMOS DIAS

13/10 (quinta-feira), às 18h – Clube do Choro de Niterói – Com Paulinho Bandolim (bandolim), Eduardo Jones (cavaquinho), Leo Fernandes (violão de 7 cordas) e Diogo Barreto (pandeiro), em uma animada noite de Choro.

14/10 (sexta-feira), às 18h – Taryn – A cantora e compositora vai mostrar todo o seu talento ao comandar uma grande noite de Jazz e Blues.

15/10 (sábado), às 18h – Kiko Continentino e Lucynha Lima – A cantora e compositora paulistana Lucynha Lima e o pianista Kiko Continentino vão apresentar Bossa e Samba.

O FESTIVAL DO RIO 2016…

O Festival do Rio vai exibir 250 filmes de mais de 60 países, espalhados por 15 mostras em cerca de 20 locais de exibição. O público terá a oportunidade de conferir os filmes mais comentados e premiados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial e oficinas gratuitas no RioMarket.

O RESERVA CULTURAL NITERÓI…

Referência do cinema de arte em São Paulo, o Reserva Cultural abriu suas portas para os cinéfilos fluminenses, no mês de setembro e já trouxe para Niterói (RJ) grandes eventos como as pré-estreias dos filmes “Aquarius”, com a presença de todo do elenco, incluindo a atriz Sônia Braga e o diretor Kleber Mendonça Filho; e “O Vale do Amor”, com a presença do consagrado ator francês Gerárd Depardieu.

O complexo, que integra o Caminho Niemeyer, ocupando parte do Centro Petrobras de Cinema, conta com cinco salas de cinema com tecnologia de ponta e conforto, além de uma filial da famosa Livraria Blooks, a lancheria Bizu Bizu, a pizzaria Mística, o elegante Bistrô Reserva, espaços livres para apresentações artísticas e exposições e estacionamento próprio, reunindo cinema, gastronomia, literatura, lazer e galeria de arte em um só lugar.

Considerado uma “obra-prima”, o empreendimento é o primeiro complexo cinematográfico assinado pelo gênio da arquitetura brasileira Oscar Niemeyer.

Serviço:
Festival do Rio no Reserva Cultural Niterói
O público terá a oportunidade de conferir os filmes mais comentados e premiados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.
QUANDO: de 7 a 19 de outubro de 2016
ONDE: Reserva Cultural Niterói
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, nº 880, São Domingos – Niterói/ RJ.
QUANTO: Para assistir aos filmes, consulte o valor do ingresso nas bilheterias do cinema; já os shows serão gratuitos.
INFORMAÇÕES: www.festivaldorio.com.br

NitNegócios