Banda holandesa tem noite de autógrafos ao lado de músicos brasileiros

Imagine misturar a lendária banda holandesa de rock progressivo, FOCUS, capitaneada pelo singular organista e flautista Thijs van Leer, com a genialidade e o suingue de músicos brasileiros, num timaço, tendo a frente o pianista e compositor Marvio Ciribelli. Esse encontro aconteceu e se transformou num histórico disco “Focus and friends – Beyond the Horizon”, que terá noite de autógrafos, no Reserva Cultural de Niterói, no dia 13 de setembro, quarta-feira, às 19h.

O evento marca o lançamento do álbum para a América do Sul e contará com a presença do próprio Thijs van Leer e do baterista Pierre Van Der Linden, do Focus, de Marvio Ciribelli, que produziu o disco, do baterista Márcio Bahia que teve participação de destaque, além da apresentadora e cantora Mylena Ciribelli e diversos músicos consagrados como os baixistas Arthur Maia e Rogério Fernandes, o saxofonista David Ganc, o guitarrista Sérgio Chiavazzoli, entre outras feras que gravaram no CD.

Após os autógrafos, haverá uma jam session no local, com diversos artistas como a cantora Sheila Sá, o baterista Flávio Santos, além de Marvio, Arthur Maia e Márcio Bahia, relembrando a atmosfera do antigo Bar Orquídea, onde o Focus teve o primeiro contato com Ciribelli.

O DISCO…

Em 2002, quando o Focus esteve no Brasil para uma turnê, acabou conhecendo a Jam Session organizada por Marvio Ciribelli no tradicional “boteco” Orquídea, em Niterói, no Rio de Janeiro, resultando numa noite memorável. O encontro foi tão marcante, que se repetiu em posteriores viagens do Focus pelo Brasil.
 
Numa dessas “idas e vindas”, em 2005, depois do lançamento do álbum Focus 8, por vários países, o grupo formado por Thijs van Leer, Pierre van der Linden, Bobby Jacobs e Jan Dumée, voltou ao Rio para gravar junto de amigos brasileiros, composições inéditas da banda, além de temas de Ciribelli, que também produziu as sessões. O trabalho contou com a participação de várias estrelas brasileiras, como o baterista Márcio Bahia, a cantora Thaís Motta, o baixista Arthur Maia, a apresentadora de TV, Mylena Ciribelli, e mais uma turma de músicos e intérpretes consagrados.

O resultado foi o disco “Focus and friends – Beyond the Horizon” (Focus 8,5 – no exterior), que traz composições como “Focus Zero”, “Holla, como estás?”, “Rock 5”, “Millennium”, “Inalta”, “Talking Rhythms” e “Surrexit Christus”.

FOCUS…

Fundado em 1969, em Amsterdam, pelo tecladista e flautista Thijs van Leer, o Focus se tornou a mais famosa banda holandesa de todos os tempos, fazendo muito sucesso na década de 70.

Composições do grupo como “Hocus Pocus”, “House of the King” e “Sylvia”, se tornaram hinos do rock progressivo. A banda se imortalizou também com discos formidáveis como “Moving Waves”, “Focus 3” e “Hamburger Concerto”.

O som do Focus é caracterizado por composições extensas, instrumentais e praticamente exclusivas, com referências à música erudita. “Nossa música é evolução, não revolução”, ressalta Thijs van Leer.

Atualmente, os holandeses encontram-se em estúdio finalizando seu novo disco – que será apresentado numa turnê pelo Brasil, neste mês de setembro, com shows em Porto Alegre, Niterói (Teatro Municipal), Belo Horizonte, São Paulo e Limeira.

MARVIO CIRIBELLI…

O pianista tem um jeito particular de tocar, com muita técnica e criatividade, em cada nota apresentada. Seus arranjos têm influência direta da fase de ebulição da Bossa Nova e do Samba Jazz, de mestres como Luiz Eça (Tamba Trio) e Antônio Adolfo.

Com 18 discos gravados, em quase 30 anos de carreira, Marvio já comandou importantes projetos musicais pelo país e tem trabalhos importantes no Brasil e no exterior, onde se apresentou em quatro edições do Montreux Jazz Festival (Suíça); no Blue Planet in Concert (Alemanha); no Java Jazz Festival 2014 (Indonésia); no Brissago Jazz Festival (Suíça); e nos EUA e no Japãp, onde acaba de fazer uma turnê de sucesso.

O pianista está em fase de lançamento do CD “Focus and friends – Beyond the Horizon”, gravado junto com o grupo holandês de Rock Progressivo, Focus.

SERVIÇO:

Noite de autógrafos do disco “Focus and Friends – Beyond the Horizon

Com a banda holandesa FOCUS, o pianista Marvio Ciribelli e diversos músicos

Data: 13 de setembro, quarta-feira

Horário: 19h

Local: Reserva Cultural Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, Niterói – RJ

Telefone: (21) 3604-1545

Classificação etária: Livre

ENTRADA FRANCA

 

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: