Fundo de Quintal reabre o Horto do FonsecaO show do Grupo Fundo de Quintal, o grupo de samba mais premiado e respeitado do país, será a atração principal da reabertura do Horto do Fonseca, no próximo sábado, dia 1º de agosto, a partir das 16h. No show, o grupo vai apresentar clássicos de seus 38 anos de carreira. O evento contará ainda com show da cantora Bia Bedran, às 11h, e alunos da oficina de percussão do Projeto Semente, às 14h.

A cantora Bia Bedran sobe ao palco, às 11h, para apresentar o espetáculo musical “Fazer um Bem”. O repertório passeia por conteúdos ligados a valores humanos, conceitos de cidadania, solidariedade, esperança e paz. Sem abandonar seu jeito singular e lúdico de compor e de se apresentar para seu público, que há mais de três décadas a acompanha pelo Brasil afora, Bia investe cada vez mais na extrema profundidade dos temas propostos no show, que também dá nome a um CD lançado pela artista.

Já o grupo Fundo de Quintal encerra a programação de reabertura do Horto, a partir das 16h.

Formado no fim da década de 1970, o Fundo de Quintal já gravou 32 discos, três DVDs e recebeu diversos prêmios nas categorias de samba. O grupo é, orgulhosamente, o berço de Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cleber Augusto e Neoci e padrinho das gerações de sambistas que vieram depois.

No palco, Bira Presidente – que além de exímio pandeirista – é dono absoluto do samba no pé e junto com Sereno e Ubirany forma o trio pioneiro do Fundo de Quintal. Sereno, além de cantor e compositor, é o inventor do tantan e Ubirany, o criador do repique de mão. E assim como o irmão Bira Presidente, Ubirany não deixa ninguém parado quando risca o chão. Ademir Batera, também conhecido como baterista sorriso, é a pulsação do grupo, Mário Sérgio e Ronaldinho que juntos formaram a dupla de compositores mais duradoura do Fundo de Quintal e assinaram sucesso, como: “Chega Pra Sambar”, “Amor dos Deuses” “Além dos sonhos da ilusão” e “Ilha da Roça”.

No repertório do show, o público vai poder conferir clássicos como “Lucidez”, “Chuá Chuá”, “O Show Tem Que Continuar”, “A Amizade”, “Batucada dos Nossos Tantãs”, “Boca Sem Dente”, “Ô Irene”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Só pra Contrariar”, ‘Miudinho, meu bem”, “Vai Lá Vai Lá” e “Só Felicidade.

Horto foi totalmente revitalizado

A nova área de lazer, que será inaugurada pela Prefeitura, ocupará o local do antigo minizoo, terá cerca de 8 mil metros quadrados e contará com pistas de patins e caminhada, playground, local de convivência (com mesinhas e bancos), quiosques, banheiros, bicicletários, coreto reformado, duas academias (uma delas para a terceira idade), rotas de acessibilidade para portadores de deficiência, além da sede do Parnit (programa da Prefeitura que prevê a criação de unidades de conservação municipais em encostas da cidade e outras áreas de interesse para a proteção de ecossistemas, monumentos naturais, etc) e do ParCão (espaço de lazer para os animais).

Será lançada também a área cultural, que terá espaço de 2,5 mil metros quadrados, e contará com um anfiteatro, quiosque de alimentação, banheiros, playground, bicicletário, área de estar (com mesas e cadeiras), além de rotas acessíveis para portadores de deficiência.

A Prefeitura vai entregar também a reforma da quadra de 1,3 mil metros quadrados. O espaço ganhou arquibancadas, vestiários, banheiros, playground, bicicletário, academia, além de uma guarita para vigilância. Foi concluída também a reforma da rede superficial de drenagem, que fica ao lado do lago do parque.

SERVIÇO:
Fundo de Quintal e Bia Bedran no Horto do Fonseca
Data: 1º de agosto
Horário: 11h (Bia Bedran); 16h (Fundo de Quintal)
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770, Fonseca, Niterói-RJ.
ENTRADA FRANCA