História e meio ambiente no bairro de Itaipu

No dia 19 de maio o Expedição Cultura, empresa especializada em turismo à pé, levará seus participantes a uma verdadeira viagem no tempo, começando pela pré-história fluminense até o dias atuais.

Conhecerão o bairro de Itaipu e sua belíssima praia de aproximadamente mil metros de extensão, considerada a única da região oceânica que apresenta águas tranquilas e que, juntamente com a Lagoa de Itaipu, atraem milhares de visitantes durante todo o ano. Nas suas margens está o Sambaqui da Duna Grande, um dos mais antigos registros da presença humana no litoral brasileiro, nomeado em 1987 como Monumento Símbolo da Pré-História Brasileira.

Para entender melhor o período pré-histórico da região visitaremos o Museu de Arqueologia de Itaipu, fundado em 1977 nas ruínas do antigo Recolhimento de Santa Teresa, a partir da coleção de artefatos coletados na Duna Grande pelo arqueólogo amador Hildo de Mello Ribeiro, morador de Itaipu.

Imponente na paisagem do bairro esta a Igreja de São Sebastião de Itaipu, construída no século XVII para atender a catequese de escravos, índios e pescadores livres da região. É por ela que os participantes passarão ao subir os 196 metros de altitude do Morro das Andorinhas, numa caminhada leve pela Mata Atlântica que revelará a maravilhosa paisagem das cidades de Niterói e do Rio de Janeiro.

Para fazer parte é necessário que os interessados façam o agendamento da participação via e-mail ([email protected]) ou telefone (92263804 – operadora Claro). Este roteiro tem o investimento por pessoa de R$ 25,00.

É recomendado aos participantes o uso de roupas leves, calçados confortáveis, bonés ou viseiras, protetor solar, garrafa de água mineral e máquina fotográfica. A programação completa dos roteiros de março pode ser conferida pelo site: https://www.expedicaocultura.blogspot.com

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: