
Prostitutas, ativistas e pesquisadores
contra distanciamentos e preconceitos
Uma coletânea de textos sobre prostituição, produzidos por cientistas sociais e ativistas, é o conteúdo do livro Prostituição e outras formas de amor (Editora da UFF, 552p.). Na definição dos autores, um antídoto aos estereótipos, estigmas e discriminação pertinentes ao tema e seus personagens em sua luta constante por direitos e por cidadania. O lançamento será nos dias 16 e 18 de setembro, respectivamente, na Livraria da Travessa (rua Sete de Setembro, 54, Centro, Rio de Janeiro), às 17h, e na Livraria Icaraí (rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói), às 18h.
O estudo visa contribuir para a compreensão de comportamentos e relações socioculturais e de poder desse universo social, a partir de práticas e discursos comuns da sociedade. Sob a ótica dos prazeres, políticas públicas, valores, afetos, lugares e fronteiras, as narrativas desvendam detalhes da realidade do segmento, reproduzem depoimentos pessoais e apresentam reflexões.
Seus autores focalizam o tema e estimulam reflexões e debates, numa interface enriquecedora que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, entre antropólogos, ativistas, sociólogos, historiadores, epidemiologistas e jornalistas. Acompanha a publicação um DVD com o filme? Um beijo para Gabriela? e uma entrevista com Gabriela Leite (1951-2013), fundadora da ONG Davida, criadora da grife Daspu, ex-prostituta da Boca do Lixo, em São Paulo, da Zona Bohemia, em Belo Horizonte, e da Vila Mimosa, no Rio de Janeiro.
Distribuídos em cinco partes, os artigos são assinados por 23 pesquisadores e organizados por: Soraya Silveira Simões (antropóloga da UFF, coordenadora do Observatório da prostituição), Hélio R. R. Silva (presidente do ISER e pesquisador associado ao Instituto de Estudos em Administração Institucional de Conflitos ?INCT-InEAC/UFF) e pela socióloga Aparecida Fonseca Moraes (coordenadora do Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero?NESEG/UFRJ).
Serviço:
- Lançamentos de Prostituição e outras formas de amor
- Dia 16 de setembro, às 17h
- Local: Livraria da Travessa
- Rua 7 de Setembro, 54, Centro, Rio de Janeiro
- Dia 18 de setembro, às 18h
- Local: Livraria Icaraí
- Rua Miguel de Frias, 9, anexo, Icaraí, Niterói.