A Livraria da Travessa atravessou a ponte Rio-Niterói e inaugurou, no sábado (12/12), a sua 11ª unidade. A nova loja fica na Rua Dr. Tavares de Macedo, 240, no bairro de Icaraí, coração de Niterói.

A nova unidade está instalada em um prédio de três andares e divide espaço com o Lilia Café e um auditório para eventos. O projeto arquitetônico é de Bel Lobo, a mesma que assina as demais unidades da Travessa. Além dessa loja e as do Rio de Janeiro, a carioca Travessa já conta com filiais em São Paulo, Ribeirão Preto e Lisboa.

Sobre a Livraria da Travessa

“Há lugares que têm alma. E se não é fácil explicar o que seja isso, reconhecemos essa qualidade sensível quando nos encontramos num deles. A Livraria da Travessa – há muito presente na memória afetiva do Rio – é um desses espaços em que a cidade retorna à escala humana e a paisagem se torna íntima, acolhedora.
Era 1975 quando os cariocas ganharam uma livraria cujo nome curioso parecia ser uma vaga alusão à Guerra Fria, ou a Sartre, ou à ditadura militar: Muro. Em plena Ipanema, reduto de memória da bossa nova (com Vinicius e Tom ainda presentes), cenário de militância política, moda, arte de vanguarda e contracultura, a Muro firmou-se como lugar de encontro, discussão, literatura e resistência. Os poetas da chamada poesia marginal fizeram dela seu lugar privilegiado, lançando ali, com recitais e performances, os seus livros artesanais e de pequeníssima tiragem, hoje raridades bibliográficas. Adiante, em 1983, a Muro deu lugar à Dazibao, também em Ipanema, que, mais tarde, abriu filial na Travessa do Ouvidor, no Centro, tornando-se uma das principais importadoras e distribuidoras de livros do Rio. O endereço sugeriu o novo nome – Livraria da Travessa – já em meados dos anos 90. O Centro receberia mais uma filial, à Av. Rio Branco (num belo prédio remanescente da antiga Avenida Central) e, em Ipanema, origem de tudo, foram abertas duas, permanecendo aquela inaugurada em 2002. Em 2006, chegou a vez do Leblon. Em 2008, a da Barra.”

 

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: