Uma viagem histórica e afetiva pelas salas de cinema da antiga capital do estado do Rio de Janeiro, do século XIX aos dias de hoje, faz-se possível através das 264 páginas de Cinematographo em Nictheroy: História das salas de cinema de Niterói, que será lançado no dia 27 de fevereiro, às 18h, na Livraria Icaraí da Editora da UFF.
No livro, Rafael de Luna Freire revela o resultado de uma ampla pesquisa em arquivos e bibliotecas, incluindo nomes, datas e endereços do grande número de salas de cinema nas quais os niteroienses puderam se encantar com os mais variados filmes ao longo dos mais de cem anos da chamada ?sétima arte?. A livraria fica na rua Miguel de Frias, 9, anexo, em Niterói.
Cinematographo em Nictheroy é um estudo panorâmico e abrangente sobre o papel do cinema na cidade, no qual o autor explora os aspectos sociais, econômicos e afetivos associadas ao hábito de ir ao cinema. O conforto das salas, o preço dos ingressos, o comportamento do público, a localização dos cinemas, entre outros temas, são discutidos e apresentados sob uma perspectiva histórica.
O livro oferece uma importante contribuição para o aprofundamento da história da exibição cinematográfica no Brasil, tratando com propriedade de questões como a passagem para o cinema sonoro, a chegada das telas panorâmicas, o advento do cinema drive-in e a recente implantação dos multiplexes nos shopping centers. Além disso, por meio da trajetória de aberturas e fechamentos das salas de cinema de Niterói, traça uma história da evolução urbana da cidade: a consolidação do Centro como zona comercial, o adensamento dos bairros da Zona Sul, a decadência da Zona Norte industrial, e a expansão na direção da Região Oceânica.
Cinematographo em Nictheroy? História das salas de cinema de Niterói foi viabilizado com os recursos de Seleção Pública de Projetos para apoio financeiro na área de Memória e Patrimônio por meio da Chamada Pública nº 024/2011- MEMÓRIA FLUMINENSE? Livros de História e Patrimônio Cultural local ou regional ? Edição 2011, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) / Secretaria de Estado de Cultura / Governo do Rio de Janeiro, lançado em coedição com a Niterói Livros.
E-mail: rafaeldeluna@hotmail.com