Com mais de 100 barcos de pescadores, integrantes dos clubes náuticos de Niterói e do Rio de Janeiro, praticantes de stand up paddle e motos aquáticas, com muita alegria e animação, Niterói encerrou o período carnavalesco com o Carnamar, no domingo, dia 21, na Baía da Guanabara.
A Folia no Mar foi conduzida pela chamada Barca Mãe, reunindo cerca de 500 pessoas, a presença da corte Momesca, e animada pela bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Sossego e o grupo Bicho Solto. Desde às 10h da manhã houve uma grande concentração de pessoas na enseada de Jurujuba. O cortejo dos barcos que durou mais 5 horas, passou pelas praias de Jurujuba, Charitas, São Francisco, Icaraí e Boa Viagem.
Durante a travessia, na proximidade do MAC, foi realizado o concurso das embarcações mais decoradas e animadas. A vencedora de melhor barco enfeitado foi “Os Piratas do Caribe”, que recebeu o prêmio de R$ 3.500,00. Os jornalistas que acompanhavam o cortejo em outra barca foram os jurados e destacaram o brilho e os detalhes criativos do barco vencedor. O barco mais animado foi o” Tilico”, que acompanhou a barca mãe desde o início, recebendo o prêmio de R$1.500,00.
A atração mais esperada era a escolha da Musa do Carnamar, também escolhida por jornalistas presentes na barca Mãe e pelos comodoros dos clubes náuticos. A vencedora foi a rainha de bateria da Acadêmicos do Sossego, Camila Machado. “Eu não estou acreditando. Não esperava ser eleita, mas estou muito feliz. A Sossego está ganhando tudo!”, comemorou a musa. A faixa da nova musa foi entregue pela da rainha de bateria da Viradouro e também a primeira Musa do Carnamar, Raíssa Machado .
O presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo, José Haddad, comemorou a realização do carnaval na cidade em 2016. “O Carnamar esta coroando o melhor carnaval de Niterói. Precisamos agradecer o empenho da Prefeitura e das escolas de samba da cidade pelo sucesso dessa folia.”, disse.
De acordo com Haddad, o Carnamar ganhou um reforço com a presença dos clubes náuticos do Rio. Niterói tem uma vocação para o mar e toda a orla praiana da cidade assim com o a Baía de Guanabara são poucos exploradas para eventos turísticos. “O Carnamar já entrou para o Calendário Turístico de Niterói, agora, será apresentado ao trade nacional e internacional como uma das melhores opções no período carnavalesco”, destacou.