Depois de ter passado pelos CCBBs de São Paulo (27/03 a 22/04), Brasília (16/04 a 12/05) e Rio de Janeiro, (08/05 até 03/06), a 18ª edição Mostra do Filme Livre termina com uma mini edição em Niterói – RJ, de 24 a 29 de maio no Cine Art UFF. Conhecida por evidenciar a produção independente, continua a exibir filmes de diferentes formatos, gêneros, durações e épocas. Além dos filmes de novos realizadores, a mostra destaca as homenagens ao cineasta mineiro Sylvio Lanna, com exibição do icônico filme “Sagrada Família, e ao jornalista e superoitista pernambucano Geneton Moraes Neto, com exibição de “Funeral para brancas Nuvens”.  A entrada é gratuita.

A curadoria da MFL, formada por Gabriel Sanna, Diego Franco, Scheilla Franca e Guilherme Whitaker (mais conhecido como GuiWhi, também criador do evento), trabalhou ininterruptamente por três meses na escolha e programação dos filmes para que a mostra garanta a potência e qualidade das edições anteriores. Christian Caselli, Gustavo Jahn, Ana Farache e Paulo Cunha fizeram curadorias especiais.  A MFL 2019 recebeu 773 filmes – destes, 134 tiveram algum apoio estatal e 254 são de escolas de cinema. Já 550 dos filmes são inéditos no RJ. São Paulo foi o estado que mais inscreveu filmes, 185, seguido do RJ, com 180 e MG com 73.

Guilherme Whitaker enfatiza que a mostra busca, a cada ano, exibir o que de mais instigante e original é produzido audiovisualmente no Brasil. “É incrível que um evento com as características da MFL, focada em filmes fora do eixo comercial, em obras feitas não necessariamente para agradar, mas para inquietar, tenha conseguido chegar aos 18 anos! Isso comprova a força deste cinema urgente e possível de ser feito sem grandes recursos/patrocínios, a maioria dos filmes feitos entre amigos, via coletivos e/ou sozinhos, e o fato de sermos hoje o maior painel brasileiro para estas produções é uma conquista que dividimos com todos que, desde 2002, tem apostado que vale a pena reverberar tais conteúdos mais poéticos do que comerciais. Foram milhares de filmes, exibidos para centenas de milhares de pessoas Brasil adentro, que tiveram contato com este cinema urgente e possível de ser feito hoje!”

A programação completa com horários e classificação etária está em https://mostradofilmelivre.com/19/

Serviço:

18ª Mostra do Filme Livre

Local: Cine Art UFF

Endereço: Centro de Artes UFF – R. Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói

Datas: de 24/05 a 29/05 de 2019

Horários: consultar programação

Telefone: (21) 3674-7515

Entrada Gratuita: os ingressos serão distribuídos a partir de uma hora antes de cada sessão

Classificação: consultar programação por filme

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: