São Gonçalo recebe música e teatro no Projeto Niterói Além da Ponte

Vizinha de Niterói, São Gonçalo é uma das cidades parceiras do Projeto Niterói Além da Ponte, iniciativa da Prefeitura de Niterói que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando assim, a circulação de artistas por todo o Estado. Escolhida como palco das atrações, a Praça Zé do Garoto, no centro da cidade, recebe no dia 25 de maio, sábado, a Orquestra La Salle, que está comemorando 62 anos de atividades na formação musical dos alunos do Colégio La Salle Abel, na Zona Sul de Niterói. No dia 13 de julho, também um sábado, às 18h, será a vez da apresentação da peça “SHAKESPEARE, William”, espetáculo teatral que participou das comemorações mundiais dos 400 anos da morte do maior autor de teatro de todos os tempos. 

Durante os eventos, acontece uma exposição fotográfica com trabalhos dos artistas niteroienses André Cyriaco, Aporé de Paula, Clever Felix, Lucília Dowslley e Nathalia Felix.

Orquestra La Salle

Fundada pelo maestro Pedro Motta (avô do atual maestro Henrique Manso Junior), a Orquestra vem, desde então, inovando em seus espetáculos, com uma formação diferenciada e um repertório variado, tendo como um de seus pilares a valorização da música brasileira, por meio de novos arranjos. A Orquestra contribuiu diretamente para a formação musical de diversos artistas do cenário nacional, tais como Marcelo Martins e Marvio Ciribelli.

Nessas quase seis décadas, já se apresentou em mais de 200 cidades brasileiras como Brasília, Curitiba e Porto Alegre, além de ter gravado dois CDs e dois LPs. Em 1988, o maestro Henrique Manso, filho de Pedro Motta, assumiu a Orquestra assessorado pelo seu filho Henrique Manso Junior, que desde 2008 dirige o conjunto.

Atualmente, a atividade conta com cerca de 100 alunos (de 06 a 18 anos), que vão do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Toda a proposta de trabalho oferecida hoje foi atualizada pelo Maestro Henrique Manso Junior, que trouxe sua experiência musical de gravações e shows com Sandra de Sá, Jorge Benjor, Cidade Negra, Ivete Sangalo, Jorge Vercilo, Sony, Universal Music, EMI, etc., aprimorando e modernizando a metodologia aplicada, e conquistando um resultado integrado no desenvolvimento musical e pessoal dos alunos.

Em 2017 a Orquestra La Salle recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Niterói, assim como o Maestro Henrique Manso Junior foi agraciado com a Medalha Felisberto de Carvalho, pelo seu trabalho na área cultural em nossa cidade.

SHAKESPEARE, William

Espetáculo teatral que participou das comemorações mundiais dos 400 anos da morte do maior autor de teatro de todos os tempos, SHAKESPEARE, William será a atração do Projeto Niterói Além da Ponte, no sábado, dia 13 de julho, às 18h, na Praça do Zé Garoto, em São Gonçalo. A direção geral é de Eleusa Mancini.

Em formato de teatro expositivo (cenas concomitantes), são representados trechos adaptados de 15 das 39 peças escritas por Shakespeare – Romeu e Julieta, Hamlet, A Megera Domada, Rei Lear, Os Dois Cavalheiros de Verona, Henrique V, MacBeth, O Mercador de Veneza, Muito Barulho por Nada, Noite de Reis, Timão de Athenas, Otelo, Antônio e Cleópatra, A Comédia dos Erros e Henrique VIII – divididos em cinco blocos que são intercalados com apresentações, bem humoradas, contendo informações a respeito da vida e da obra de William Shakespeare.

Aos moldes do teatro elisabetano, as encenações são realizadas apenas por homens, que revezam-se entre narradores e os mais representativos personagens dos dramas, tragédias e comédias escritas pelo dramaturgo. SHAKESPEARE, William multiplica a homenagem ao reverenciar a arte do teatro, seu autor de maior relevância e seu grande protagonista: o ator.

Os atores, com expertise em trabalho interpretativo corporal, Marcos Ácher, Sérgio Di Paula, Juliano Antunes, Jean Bodin; Pedro Lopes e Luã Lima são os narradores e os intérpretes dos mais importantes personagens da obra shakespeariana. Para o estabelecimento da linguagem coreográfica, o elenco foi preparado por Luã Lima, coreógrafo especializado em dança urbana e contemporânea.

A Trilha Sonora é inspirada na música do Reino unido, local onde Shakespeare escreve as peças, entre os gêneros musicais: A Música Céltica, Irlandesa, Escocesa e, naturalmente, A Música Inglesa – medieval e renascentista, além de temas folclóricos e tradicionais. Toda a trilha sonora é cercada de sonoplastia de cascos de cavalos e efeitos sonoros relativos a esses animais, já que a locomoção da época era basicamente através de cavalos.

Projeto “Niterói Além da Ponte”

Demanda histórica dos artistas de Niterói, o Projeto Niterói Além da Ponte levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados via edital, a 16 municípios parceiros, entre os meses de maio a julho, sempre nos fins de semana (sexta a domingo).

Maiores informações em www.niteroialemdaponte.com.br

Serviço:

Niterói Além da Ponte em São Gonçalo

Orquestra La Salle
Data: 25 de maio, sábado
Horário: 11h

SHAKESPEARE, William (teatro)
Data: 13 de julho, sábado
Horário: 18h

Local: Praça Estephânia de Carvalho (Praça Zé Garoto)
End: Duas entradas: uma pela Rua Vereador Clemente Souza e Silva e outra pela Rua Cel. Serrado.
ENTRADA GRATUITA