A Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói-FAN, apresenta o “Niterói Jazz Festival”, trazendo grandes nomes do jazz e do blues para três cartões postais da cidade, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. Ao todo serão 12 atrações e mais de 24 horas de música.
A edição 2013 do festival faz parte das comemorações pelos 440 anos de Niterói e será realizada no palco da Rua Moreira César – que no ano passado concentrou mais de 20 mil pessoas durante oitos horas de música – e também em mais 2 atrativos turísticos e culturais do município: o Teatro Popular Oscar Niemeyer e a área externa do Museu de Arte Contemporânea-MAC. As apresentações serão gratuitas e abertas ao público.
O Festival terá uma série de shows inéditos selecionados a partir da alta qualidade musical e que representam diferentes subestilos do gênero. O objetivo principal do evento é fazer com que o público, de qualquer classe ou idade, tenha o máximo de contato com o jazz, potencializando a formação de plateia. Este ano, estão confirmados nomes como: Guinga, Mario Adnet Jobim Jazz, Alma Thomas e Afro Jazz.
A noite de abertura, dia 29 de novembro, será celebrada no palco do Teatro Popular, localizado no Caminho Niemeyer e debruçado sobre a Baía de Guanabara, o que garante uma noite inesquecível, ao som de Vagner Faria Quarteto; Juarez Moreira, Guinga, Paula Santoro, Josué Lopes e It´s Time Big Band.
No sábado, dia 30, a música vai rolar solta no palco que será montado na Rua Moreira César (entre as Ruas Otávio Carneiro e Lopes Trovão). O tradicional tapete vermelho, marca do festival, vai ser estendido ao longo do trecho da rua, que receberá lounges, com mesas e cadeiras à disposição do público. E mais, a boa gastronomia niteroiense terá lugar garantido no evento. Restaurantes e bares do Jardim Icaraí, irão criar réplicas de seus estabelecimentos em plena Rua Moreira César. Neste dia, sobem ao palco nomes como o DJ Egyl Egyl, o duo niteroiense Com a Corda Toda, músicos do “Niterói Projeto”, além de um Tributo a Celso Blues Boy, com diversos artistas e o grupo Afro Jazz.
Já no domingo, dia 1º de dezembro, data de encerramento do Festival, arte e música se unem para promover um espetáculo à parte, junto à área externa do MAC, no belo mirante da Boa Viagem, onde se apresentarão o DJ carioca Egyl Egyl, o trio norueguês Kobberstad Trio, a cantora norte americana, Alma Thomas, e o grupo Mário Adnet Jobim Jazz.
Linha do Tempo – Com apresentação da Prefeitura de Niterói e realizado pela Viacom Marketing, o Festival pretende consagrar-se como referência entre os festivais de jazz do Brasil. O evento é inspirado no Leblon Jazz Festival, hoje, o maior em termos de público, com cerca de 50.000 visitantes na edição 2012.
O projeto pretende promover um maior acesso do público ao melhor do jazz, destacando o potencial artístico, turístico e cultural da cidade.
Programação
DIA 29 de novembro
Teatro Popular Oscar Niemeyer
Horário: das 19h às 23h
19h – Vagner Faria Quarteto (BH)
20h – Juarez Moreira convida Guinga e Paula Santoro (BH/Rio)
21h30 – Josué Lopes e It´s Time Big Band (Rio e São Gonçalo)
DIA 30 de novembro
Palco Moreira César
Horário: das 14h às 20h
14h – DJ Egyl Egyl (Rio)
15h30 – Duo com a Corda Toda (Niterói)
16h30 – Niterói Projeto (Niterói)
18h – Tributo a Celso Blues Boy (Rio)
20h – Afro Jazz (Rio)
DIA 1º de dezembro
Museu de Arte Contemporânea-MAC
Horário: das 16h às 21h30
16h – DJ Egyl Egyl (Rio)
17h – Kobberstad Trio (Noruega)
18h30 – Alma Thomas (EUA)
20h – Mário Adnet Jobim Jazz (Rio)
Serviço:
- Niterói Jazz Festival 2013
- Datas: 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro
- Locais:
- – Teatro Popular Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/nº, Centro)
- – Rua Moreira César (trecho entre as Ruas Otávio Carneiro e Lopes Trovão, em Icaraí)
- – Museu de Arte Contemporânea de Niterói-MAC (Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem)
- Entrada franca
- Classificação etária: livre
- Informações: www.niteroijazzfestival.com.br