Niterói receberá, em junho, o Grupo de Teatro Timbre de Galo, de Passo Fundo no Rio Grande do Sul. No dia 08, na Praça Raul de Oliveira Rodrigues, no Largo do Marrão, às 20h, será apresentado o espetáculo “O Casamento de Hermelinda”, e das 14h às 18h, o grupo realizará uma oficina de Teatro de Rua para os jovens.
O “Casamento de Hermelinda” é uma farsa em dois atos, escrita por Carlinhos Tabajara e Julio Adrião, que também assina a direção do espetáculo. Tem seu enredo ambientado na fictícia cidade de São Tibério do Sul, onde os personagens têm características regionalistas e que se aproximam da cultura sul rio-grandense. A história envolve vários moradores da cidade, como coronel Edélcio, o prefeito, o comissário de polícia, o bispo e seu sacristão, os peões Timorato e Amâncio, além, é claro, dos noivos Arlindo e Hermelinda. No dia anterior ao casamento, um empregado da fazenda do pai da noiva arma um plano para conquistá-la antes do casório, o que provoca uma reviravolta inesperada na trama.
O Timbre de Galo tem uma breve história, mas seus atores têm uma extensa trajetória. Ao longo de nove anos, os atores que compõem o grupo participaram de vários espetáculos, festivais e oficinas, rodando mais de um milhão de quilômetros em sete estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.
Atingindo um público estimado em mais de 400 mil pessoas, o grupo de artistas trabalhou no projeto Viramundos, no período de 2000 a 2008, quando suas atividades foram suspensas. Com três anos de atividades, o Timbre de Galo, formado pelos atores Carlinhos Tabajara, Beliza Marroni, Edimar Rezende, Eliezer Aires, Mara Cavalheiro, Miraldi Junior e Rodrigo Vilanova, realizou a montagem de três espetáculos, todos atualmente em cartaz: “O Auto da Paixão e da Alegria”, “A Viagem de Um Barquinho” e “O Casamento de Hermelinda”.
Serviço:
- Grupo de Teatro Timbre de Galo
- Data: 08 de junho
- Horário: 14h/ Oficina de Teatro – 20h Espetáculo Teatral
- Gratuito
- Local: Praça Raul de Oliveira Rodrigues – Largo do Marrão