A Praia de Icaraí, terá uma área liberada para lazer aos domingos, a partir do dia 27 de julho. O projeto “Orla Viva” prevê o fechamento de uma das pistas da Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, no sentido São Francisco, para veículos, das 7h às 18h, todos os domingos, para atividades de lazer, esporte e cultura.
A iniciativa visa oferecer mais espaço para atividades ao ar livre, como caminhada, ciclismo e outras práticas esportivas, além de promover a convivência entre moradores e visitantes. A faixa central da via será destinada aos ciclistas, enquanto a faixa junto ao calçadão receberá atividades voltadas para o público em geral.

A Prefeitura de Niterói, responsável pela iniciativa, espera que o projeto “Orla Viva” transforme a Praia de Icaraí em um espaço mais democrático e convidativo para todos.

Antiga demanda

A prefeitura informa que a proposta atende a uma antiga reivindicação da população, que pedia mais áreas de lazer em uma das praias mais frequentadas de Niterói. A orla de Icaraí é um ponto de encontro aos finais de semana para diferentes públicos, incluindo moradores, visitantes, ciclistas, tutores com animais de estimação e pessoas com deficiência.

– Promover essa mudança na Praia de Icaraí é um sonho antigo que, finalmente, vamos tirar do papel. Icaraí é um cenário privilegiado que faz parte do dia a dia do niteroiense. Vemos públicos de todas as idades e regiões usufruírem deste espaço. Com mais espaço, esperamos que mais gente e mais projetos se interessem em adotar a praia. Dessa forma, ainda estimulamos práticas mais sustentáveis e impulsionamos o comércio local. Pensando em gerar menos transtorno para os moradores do bairro, optamos por fechar apenas a pista sentido São Francisco – explicou o prefeito Rodrigo Neves.

Intervenções semelhantes foram realizadas em outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, e fazem parte de uma tendência global de requalificação dos espaços urbanos.

Ao longo do dia, o público poderá participar de ações promovidas por diferentes frentes do projeto. O Bike Anjo oferecerá aulas para quem quiser aprender a pedalar, mediante inscrição prévia. Já a Coordenadoria Niterói de Bicicleta realizará uma “bicifeira”, com barraquinhas e instituições parceiras incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte. A NitTrans também estará presente com atividades educativas. As ações serão concentradas no recuo da pista, na altura da Rua Lopes Trovão.

Alterações no trânsito
Para viabilizar o projeto, a NitTrans elaborou um esquema especial de trânsito. A interdição afetará o trecho entre as ruas Miguel de Frias e Mariz e Barros, no sentido São Francisco. O sentido Centro seguirá liberado normalmente.

O fluxo vindo do Ingá será desviado para a Rua Álvares de Azevedo. A circulação no sentido São Francisco será retomada a partir da Rua Mariz e Barros, com opção de seguir pela Estrada Fróes ou pela Joaquim Távora. Não será permitido estacionar na quadra entre as ruas Álvares de Azevedo e Ator Paulo Gustavo. Os semáforos serão ajustados para se adequar à nova dinâmica da via.