O consagrado grupo Fundo de Quintal está de volta ao Bar do Meio de Piratininga neste fim de semana. Eles serão atração principal do projeto SamBar do Meio, que vem acontecendo todas as sextas na casa. O show acontecerá nesta sexta, dia 10, a partir das 22hs.

A abertura ficará por conta do grupo Niteroiense Vou Zuar. Formado por Carlos Vieira (banjo/vocal), Thiago Paiva (pandeiro/vocal), Thiago Correa (cavaco/vocal), Bruno Paiva (reco reco), Brenno Souza (tantã), Vitor Naegele (surdo) e Pedro Mothe (percussão geral), o Grupo Vou Zuar surgiu a partir da união de sete amigos que tocavam em conjuntos diferentes de samba e pagode em Niterói.

Ao som do choro do cavaquinho e da percussão do pandeiro, do tantan e do repique de mão, durante o show, Fundo de Quintal apresentará seu mais recente disco, “Nossa Verdade”. O show também resgata sucessos conhecidos do público. Algumas das músicas mais populares são “A Batucada dos Nossos Tantãs”, “E Eu Não Fui Convidado”, “Ô, Irene”, “O Show Tem Que Continuar” e “Do Fundo do Nosso Quintal”. Nostalgia, sentimento, simplicidade e a alegria nas rodas de samba são as principais temáticas em torno das quais giram as composições.

O Fundo de Quintal surgiu no final da década de 1970 dentro do Bloco Carnavalesco “Cacique de Ramos” na Cidade do Rio de Janeiro. O grupo inicialmente era composto pelos sambistas Almir Guineto, Bira Presidente, Jorge Aragão, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany, mais tarde Arlindo Cruz e Walter Sete Cordas integraram o conjunto musical. Eles se reuniam toda semana para fazer um som que começou a atrair a atenção de gente importante do mundo do samba. O grupo tocava músicas de grandes sambistas e composições próprias, inovando na maneira de falar do cotidiano e sempre com um ritmo diferente, através da utilização de instrumentos até então incomuns nas rodas de samba, como o banjo com braço de cavaquinho (criado por Guineto), o tantã (criado por Sereno), o repique-de-mão (criado por Ubirany) e o repique-de-anel. Desta forma, foram considerados um dos criadores de um estilo que posteriormente, influenciou praticamente todas as bandas de pagode, sub-gênero dentro do samba que surgia naquela época.

Tendo como “Madrinha” a cantora Beth Carvalho, o grupo gravou vários álbuns, alguns deles discos de ouro e platina. Alguns de seus maiores sucessos são “A Batucada dos Nossos Tantãs”, “E Eu Não Fui Convidado”, “Boca Sem Dente”, “Ô Irene”, “O Show Tem Que Continuar”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Só pra Contrariar”, “Miudinho”, “Vai Lá Vai Lá”, “Parabéns pra Você”, “Nosso Grito”, entre outros.

No ano passado, o grupo lançou, pela Biscoito Fino, o CD “Nossa Verdade”, com arranjos dos maestros Rildo Hora e Paulão Sete Cordas, mostrando que, assim como uma seleção brasileira de futebol, se renova sem perder o brilho. O talento dos fundadores Bira, Ubirany e Sereno se mescla ao de Ademir Batera, Ronaldinho e, agora, ao do novo vocalista: o já consagrado cantor e compositor Délcio Luiz. O álbum, com 14 faixas inéditas, é um resgate às tradições do Fundo de Quintal. E, para a alegria dos fãs, o grupo continua este ano levando para todo o Brasil e exterior o show “Nossa Verdade”. Já foram milhares e milhares de apresentações numa trajetória de sucesso, mas toda vez que o Fundo sobe ao palco parece que é pela primeira vez. Os artistas mostram por que compõem o grupo de samba mais premiado da história musical nacional, com Discos de Ouro e Platina e nove Prêmios Sharp.

Serviço:

  • Projeto SamBar do Meio convida Grupo Fundo de Quintal
  • Data: 10 de maio de 2013 (sexta-feira)
  • Hora: 22h
  • Ingressos – Pista: R$30,00 – Mesa: R$40,00 (Apresentando carteira de estudante ou 1 kg de alimento não perecível). Vendas somente na hora. Preço sujeito a alteração sem aviso prévio.
  • Endereço: Av. Almirante Tamandaré, 810 (antes da entrada de Camboinhas)
  • Telefone: 2619 -2505 / 2619-1604
  • Classificação: 18 anos – Menor somente com a presença dos pais
  • O local possui acesso para deficientes físicos.
Estamos online!