Encontro terá gravação de DVD e recebe Zé katimba, Marquinhos Diniz, Nina Rosa e outros músicos

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, o Teatro da UFF recebe o projeto “Rio e Seus Baluartes – Encontro de Gerações”, onde também será gravado um DVD com a presença do baluarte Zé Katimba, acompanhado pelo portelense Marquinhos Diniz, André da Mata, Nina Rosa e Simone Costa. Os shows acontecem no sábado, às 20h e domingo 19h.

Este projeto traz para o cenário musical os fundadores, precursores e compositores das escolas de samba no Rio de Janeiro, que difundiram o samba enredo como símbolo da cultura nacional, promovendo um encontro com os músicos da nova geração do samba.

Baluarte significa fortaleza, construção alta, cercada por muralhas. É um termo de origem da língua francesa. Baluarte também significa algo que serve de defesa, que sustenta alguma coisa. Assim é chamado os artistas que construíram a história das Escolas de Samba e estão fora do circuito cultural. No Rio de Janeiro temos como referência personalidade vida deste movimento, como Zé Katimba, fundador da Imperatriz Leopoldinense, Nelson Sargento, compositor da Mangueira, Zé Luiz do Império, compositor da Império Serrano, Monarco, compositor da Portela e presidente de honra, Aluísio Machado, alguns outros ícones que deram voz à bandeira das escolas. 

Diante desta realidade, o projeto “Rio e Seus Baluartes” promete resgatar os ícones das escolas de samba e promover um encontro de gerações, ratificando que o samba é um gênero musica atemporal.

Idealizado por uma mulher, este projeto pretende valorizar as artistas do samba, seja ela instrumentista ou cantora. Em Niterói, sobem ao palco as cantoras Nina Rosa e Simone Costa, ambas do coletivo feminino “É Preta”, finalista no 29º Prêmio da Música Brasileira 2018, e a cavaquinista Yasmin Alves. É importante observar que a lista dos Baluartes inclui quase 100% nome masculino. Temos hoje, viva, apenas Tia Surica, da Portela. Porém, isso não significa que não havia mulher no samba, pelo contrário, temos como referência a saudosa Dona Ivone Lara, que usou pseudônimo nas composições durante longos anos.

Sendo assim, uma das premissas deste projeto é trazer no encontro de gerações, as mulheres que hoje estão embalando as casas de samba na cidade do Rio de Janeiro e fora do Rio.

Ficha Técnica:
Cantores: Zé Katimba, Marquinhos Diniz, André da Mata, Simone Costa e Nina Rosa.
Direção Geral: Camille Siston
Direção Musical: Daniel Scisínio e André da Mata
Cenografia: Ricardo Silva
Filmagem: Humberto Scisínio
Assessoria de Imprensa: Camille Siston
Realização: CSISTON

Serviço:
Local: Teatro da UFF
Dias: 23 e 24 de Fevereiro
Sábados 20h e Domingos 19h
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí – Niterói/RJ
Ingressos: R$ 60 | R$ 30 (meia)
Telefone: (21) 3674-7515
Venda Online: https://www.bilheteriadigital.com

NitNegócios