08Banda de rock rural que vem fazendo barulho na cena musical fluminense, Os Trutas mostram, na Sala Nelson Pereira dos Santos, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, às 20h, um repertório baseado em seu primeiro álbum: “Gosto daqui”. Formada na região serrana de Visconde de Mauá por Pedro Gracindo (voz e guitarra), Leandro Souto Maior (guitarra), Fabiano Soares (baixo e vocais) e Keila Gomes (bateria), a banda quer embalar o público com canções falando das coisas simples da vida. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira).

Em tempos de caldeirada sonora proporcionada pela era da informação, Os Trutas sugerem “pensar sobre existir e tentar chegar em algum lugar que a gente nem sente o tempo”, como diz a letra de “Gosto daqui”. A música dá título e abre o primeiro disco do grupo, gravado por Marcelo Bezerra (Novos Baianos) em uma experiência de imersão, isolados em um sítio escondido nas montanhas da região.

Peixe exótico, mas abundante nas águas dos rios da região, a truta acabou servindo de inspiração para o nome da banda, que tem como objetivo surpreender, confundir e provocar, sempre com intensidade e originalidade. O impacto produzido é conscientemente: seja ele pelas canções autorais, com destaque ainda para “Poeira de estrela”, “Homem bom” e “Mauá” (todas com vídeo disponível no canal do grupo no YouTube); ou quando apresentam suas influências, oferecendo espaço para releituras escolhidas a dedo, nas quais imprimem sua marca nos arranjos, roqueando ou dando um toque blues a clássicos como “Tocando em frente” (Renato Teixeira e Almir Sater), “De volta pro aconchego” (Dominguinhos e Nando Cordel) e “Asa branca” (Luiz Gonzaga e Umberto Teixeira).

Os Trutas já se apresentaram em alguns dos principais eventos de grande e médio porte da região, como Festa do Pinhão (2018 e 2019), Festival da Cerveja Artesanal de Visconde de Mauá (2018 e 2019), abertura da Temporada da Truta 2018, Mauá Blues Festival (2019), X Terra Roch You Agulhas Negras (2019) e abertura do I Festival Gastronômico de Bocaina de Minas 2019. Na TV, Os Trutas já participaram de programas como Globo Repórter (14/09/2018) e Tempero de Família, com Rodrigo Hilbert.

Músicos

Pedro Gracindo é o principal compositor da banda e, além de músico, é ator com longa carreira no teatro, além de cinema, TV e criação de trilhas sonoras. Trabalhou ao lado de nomes consagrados, como Moncho Rodriguez, João Falcão e Oswaldo Montenegro. Recentemente, criou em Visconde de Mauá a escola e espaço de teatro Vale Criativo, que oferece aulas gratuitas para a comunidade e é palco de apresentações.

Leandro Souto Maior atuou por anos como crítico musical no Jornal do Brasil e Jornal O Dia, além de colaborar para publicações especializadas em música. Fez história no cenário musical niteroiense como guitarrista e produtor, tendo criado o saudoso bar Acorde. Também se destacou no meio rádio, com passagens pela Fluminense FM e Rádio Cidade. Ganhou visibilidade nacional ao participar com a banda Fuzzcas no reality global Superstar.

Fabiano Soares também é compositor e produtor musical. Despontou na banda paraibana Cabruera, com a qual acumulou experiência rodando a Europa em festivais chegando mesmo ao badalado Montreux Jazz Festival. Neste período, em João Pessoa (PB), onde morou por 12 anos, atuou também como produtor musical e diretor de palco da Fundação de Cultura de João Pessoa.

Keila Gomes é a mascote da banda, começou tocando na igreja que frequentava, aos 12 anos. Teve aulas com o maestro Pedro Romano e o baterista Cassio Cunha (Alceu Valença). Com seu jeito único de tocar e charme incomparável, é ainda formada em química. De fato sua presença feminina é responsável por boa parte da boa “química” musical da banda.

SERVIÇO

Os Trutas
Data: 13 de fevereiro, quinta-feira
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos
Telefone: 971 400 379

CANAIS OFICIAIS DE VENDAS:

Online: www.bilheteriadigital.com
Pontos de Venda: bilheteria da Sala Nelson Pereira dos Santos
Chocolates Brasil Cacau – Niterói – seg – sex 9h às 19h – R. da Conceição, 101 – Centro

NitNegócios