“SARAU IMPERIAL” no Municipal de NiteróiO Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói abre sua temporada 2015 com um grande “Sarau Imperial”, no dia 5 de maio, terça-feira, a partir das 19 horas, com entrada gratuita. O evento terá inicio na cafeteria do Teatro, que ganhará uma ambientação e cardápio especiais e acabará no Salão Nobre do complexo, levando os presentes à Belle Époque, com direito a atores e dançarinos com figurinos de época. A cafeteria e os jardins do Municipal vão ficar decorados até o fim do mês de maio.

Na ocasião, a pianista Dília Tosta, os cantores Tânia Apelbaum Novak (soprano lírico), Neti Szpilman (soprano lírico), Guido Rossman (baixo), Márcio Louzada (baixo profundo) e Ossiandro Britto (tenor) vão reviver um Sarau, nos mesmos moldes em que a Princesa Isabel dava em seu Palácio, com canto, poesia, dança, onde a plateia participa efetivamente.

“O Imperador D. Pedro II, apesar de ser um homem culto, ligado às letras, não gostava de reuniões sociais. Durante seu reinado se limitava apenas as solenidades obrigatórias pelo seu cargo. No entanto, sua filha Isabel adorava festas. A música era uma presença constante em sua vida. Talvez herdada de seu avô Pedro I e de sua mãe, a Imperatriz Tereza Cristina, que como boa Napolitana adorava ópera”, conta a soprano Tânia Apelbaum Novak.

“Isabel tocava piano, harpa e violino. Ao se casar com Gastão, o Conde D’Eu, promovia em sua casa, no famoso Palácio Isabel, onde hoje é o palácio do Governo do Estado, muitas recepções com danças, poesias, cantorias e concerto de piano, onde a Princesa agraciava os convidados com seus dotes musicais, tocando até mesmo para que os convidados dançassem”, ressalta Tânia, que faz o papel justamente da saudosa Princesa.

O elenco, conta ainda com Neti Szpilman, Guido Roffman, Márcio Lousada e Osseando Britto, que viverão os respectivos personagens Imperiais: Leopoldina e seus maridos, Gastão e August e o amigo José do Patrocino. “Não podemos deixar de lembrar dos ideais abolicionistas da Princesa Isabel”, completa Novak.

Serviço:
Sarau Imperial no Teatro Municipal de Niterói
Data: 05 de maio
Horário: 19 horas
Duração: 60 min
Classificação etária: Livre
Entrada Gratuita – distribuição de 90 senhas, 30 min antes do espetáculo
Local: Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro
Tel: (21) 2620-1624