O Saxofonista Charlie Parker é a atração de fevereiro do projeto Cine Jazz, no dia 23, às 16h no auditório do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Sobre o saxofonista Charlie Parker
No início da carreira Charlie Parker foi apelidado de ‘Yardbird’ e esse apelido mais tarde foi encurtado para ‘Bird’ e permaneceu como o seu apelido para o resto da sua vida. Parker foi retratado em dois filmes cult. Clint Eastwood dirigiu a cinebiografia ‘Bird’. Bertrand Tavernier, em ‘Round Midnight’, criou um fictício Dale Turner, visivelmente inspirado nele, e interpretado por outro famoso saxofonista, Dexter Gordon, que nunca tinha trabalhado como ator. Parker é considerado um dos melhores músicos de jazz. Sua reputação como um dos melhores saxofonistas é tal que alguns críticos dizem que ele é insuperável. Os improvisos possuíam uma intensidade, liberdade e virtuosismo até então desconhecidos no jazz. Charlie Parker aprendeu a tocar sax sozinho tentando tirar os sons que vinham de uma vitrola velha. Acontece que a vitrola tinha problemas na velocidade da rotação: a música saía em outro tom. E assim Bird começou a tocar sax em tons que ninguém tocava. Por várias vezes fundiu o jazz com outros estilos musicais, do clássico à música latina, abrindo um caminho seguido mais tarde por outros. Inúmeros músicos têm estudado a música de Parker e absorvido elementos do seu estilo.
Sempre com uma mostra audiovisual de médias e longas metragens sobre o gênero, seja de um artista, grupo ou um determinado instrumento musical, o Cine Jazz tem a curadoria de Paulo Renato Rocha, produtor carioca e proprietário do acervo.
Serviço:
- Saxofonista Charlie Parker no Cine Jazz – MAC
- Data: 23 de fevereiro – Sábado
- Horário: 16h
- Vagas limitadas: 60 pessoas – Gratuito
- Classificação: 14 anos
- Museu de Arte Contemporânea de Niterói – Auditório
- Informações:
- MAC: (21) 2620-2400
- Realização:
- Prefeitura Municipal de Niterói
- MAC Museu de Arte Contemporânea