Niterói celebra seus 451 anos com a inauguração do Solar Notre Rêve, um marco histórico totalmente restaurado e revitalizado pela Prefeitura para se tornar um importante centro cultural. O prédio, anteriormente conhecido como Casa Norival de Freitas, foi inaugurado em 1923 e está localizado na Região Central da cidade. A obra, que envolveu um investimento de R$ 29,1 milhões pelo município, é um presente de aniversário para a cidade, reafirmando o compromisso com a preservação de seu patrimônio e a promoção da cultura. A Prefeitura também entregou o Castelinho do Gragoatá que será a sede do Programa Niterói de Bicicleta.
O Solar Notre Rêve será a nova sede do Programa Aprendiz Musical, uma iniciativa que utiliza a música como ferramenta de inclusão social, além de abrigar espaços culturais para a população. O local conta com um amplo auditório, estúdios, salas de exposição, camarins e áreas de convivência, proporcionando um ambiente ideal para o desenvolvimento artístico e cultural.
CASTELINHO DO GRAGOATÁ
Foram oito meses de reformas e um trabalho minucioso para restaurar um casarão de 1937, conhecido pelos moradores de Niterói como Castelinho do Gragoatá. E no dia em que a cidade completou 451 anos, o prédio histórico foi reaberto pela Prefeitura de Niterói totalmente recuperado. Foram investidos R$ 3 milhões no restauro. O local será a sede do Programa Niterói de Bicicleta.
O edifício tombado pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) foi totalmente recuperado e ganhou um novo anexo, reduzindo o tamanho do que existe atualmente, de forma a destacar ainda mais a fachada original. As portas e janelas foram restauradas e, em alguns casos, reconstruídas. A fachada e a cobertura foram completamente reformadas. O projeto considerou a acessibilidade universal, com um novo acesso por rampas. As instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado foram todas refeitas sem interferência nas características arquitetônicas originais.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que a entrega do Castelinho do Gragoatá como sede do Niterói de Bicicleta é motivo de celebração.