"Tirando a limpo" chega ao Municipal de NiteróiO espetáculo “Tirando a limpo – a história de um circo” chega ao Teatro Municipal de Niterói para uma breve temporada no mês de outubro. A peça, que traz à tona um diálogo entre tradição e contemporaneidade na arte, fica em cartaz entre os dias 24 de outubro e 01 de novembro, aos sábados e domingos, às 16h.

Com direção de Breno Sanches e elenco formado por Aline Oliveira e Ana Luiza França, a peça conta a história de uma dupla inseparável de faxineiras que é contratada para limpar um circo que fechou, pois, sua maior estrela, o palhaço, fugiu. Neuza e Nilcéia, partindo da notícia da fuga e dos objetos deixados para trás, vão construindo uma trajetória imaginária para o artista por países fictícios.

O Dono do Circo, o Mágico, A Mulher Barbada, O Homem Mais Forte do Mundo e A Bailarina se transformam em figuras que se relacionam com o cotidiano das duas trabalhadoras. Deste jogo nascem personagens e momentos que encantam, emocionam, divertem e propõem reflexões acerca do mundo em que vivemos.

Com personagens que se desdobram em muitos outros durante a encenação, traz-se o conceito do teatro dentro do teatro, contribuindo para a quebra de paradigmas que envolvem as produções voltadas à infância. Criadas especialmente para o espetáculo, as músicas têm referências nos ritmos populares brasileiros e na arte universal do picadeiro, sendo peça fundamental na narrativa.

Desde 2011, as artistas Aline Oliveira e Ana Luiza França, se dedicam a produzir conteúdo cultural voltado ao público infanto-juvenil, e desta parceria surgiu a companhia Teatro Meraki. O espetáculo “Tirando a limpo – a história de um circo” herdou essa bagagem criativa e é uma apropriação das reflexões e pesquisas presentes nos trabalhos anteriores, transformada em uma história original e repleta de humor.

Ficha técnica:

Direção: Breno Sanches
Dramaturgia: Breno Sanches com colaboração de Aline de Oliveira e Ana Luiza França
Elenco: Aline de Oliveira e Ana Luiza França
Músico: Matheus Rebello
Customização de figurino: Julia Paiva
Adereços: Ana Paula de Paiva
Cenário: Breno Sanches
Músicas: Aline de Oliveira
Direção de produção: Ana Luiza França
Realização: Abelha Mestra Produções e Companhia Meraki

Serviço:

Espetáculo “Tirando a limpo – a história de um circo” – Teatro Infantil
Datas: 24 de outubro a 01 de novembro de 2015
Horário: Sábados e domingos, às 16h
Ingressos: R$ 40 | Meia-entrada: R$ 20
(50% de desconto para quem trouxer 1 kg de alimento não perecível)
Classificação etária: livre
Duração: 60 min
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói-RJ
Tel: (21) 2620-1624