Toots Thielemans e Gabriel Grossi no Cine JazzAcontece na quinta-feira, 25 de agosto, às 19h, nos jardins do Museu do Ingá a edição de agosto do Cine Jazz que prestará homenagem ao harmonicista (gaitista) e guitarrista belga Toots Thielemans.

Sobre Toots Thielemans
Começou sua carreira em 1949 numa jam session em Paris com Charlie Parker e Miles Davis, continua em atividade aos 94 anos de idade e é considerado um dos grandes nomes europeus da história do jazz. Mudou-se para Nova York em 1952 e desde então trabalhou com artistas como George Shearing, Ella Fitzgerald, Pat Metheny, Jaco Pastorius e Quincy Jones, entre muitos outros. Toots desenvolveu uma sonoridade única e original ao fazer uso da guitarra em uníssono com seu assobio popularizado por seu maior sucesso, a composição “Blusette” que recebeu ao longo dos anos, versões de muitos artistas do jazz. O filme a ser exibido é “Toots Thielemans Live in New Orleans” (EUA 1988) no qual o musico é acompanhado por Fred Hersh (piano), Harvie Swartz (baixo) e Adam Nassbaum (bateria).

Sobre Gabriel Grossi
O artista convidado da edição é o harmonicista Gabriel Grossi considerado um dos maiores representantes da harmônica no mundo. Com muita personalidade, desenvolve caminhos inusitados para a inserção de seu instrumento no rico universo do jazz e da música instrumental brasileira, tendo como principal assinatura o virtuosismo. Com 9 discos lançados, gravações e shows com grandes nomes da música nacional e internacional (entre eles, Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Dave Matthews, Guinga, Djavan e Milton Nascimento, entre outros) e diversas turnês ao redor do mundo, Gabriel coleciona um extenso currículo agregando experiência ímpar e total reconhecimento e reverência do grande público e dos que mais conhecem do assunto.
O Cine Jazz é uma realização da Secretaria de Cultura de Niterói, com curadoria do produtor Paulo Renato Rocha e apoio do Museu do Ingá (FUNARJ).

Serviço:
Cine Jazz de agosto recebe Gabriel Grossi e homenageia Toots Thielemans
Data: 25 de AGOSTO – Quinta-feira
Horário: 19h
Local: Museu do Ingá
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 78. Ingá-Niterói
Entrada Franca
Classificação: 14 anos

ENVIAR MENSAGEM
Estamos online!
%d blogueiros gostam disto: