Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, vai acontecer “Esperienza Degust’Italia”, no complexo do Reserva Cultural, em Niterói. O evento – que terá como atração principal o cantor e compositor Toquinho, vai apresentar um pouco da rica tradição e folclore italianos – unindo cultura, tradição, gastronomia e arte, com uma programação repleta de shows, atrações e expositores. A programação faz parte das comemorações dos 446 anos de Niterói e integra também a IV Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, e contará ainda com workshops gastronômicos abertos ao público ministrado por chefs italianos.

O programa terá a participação de restaurantes da cidade como Da Carmine, Paludo Gourmet, Torna e Noi Gastronomia; além de outros que vão atravessar a ponte como a Casa do Sardo, Coltivi e AmoGelato. A ENEL, a Campari, a Noi e Caffè Illy são alguns apoiadores da iniciativa que trará novidades em vinhos e drinks da península.

A festa será aberta na sexta-feira, 15 de novembro, com show do cantor napolitano, Luciano Bruno. Já o encerramento do evento, domingo, 17, fica por conta do cantor Toquinho, que se apresenta pela primeira vez na cidade e estará celebrando seus 50 anos de carreira.

A festa italiana contará também com bandas e conjuntos de folclore italianos e brasileiros, como cantor Luciano Bruno, o grupo Bloody Mary e o DJ italiano Fabio Romano.

Sobre Toquinho:

Nascido no dia 6 de julho de 1945 oficialmente como Antonio Pecci Filho, o cantor e compositor recebeu o apelido de sua mãe, que o chamava de “meu toquinho de gente”. Logo aos 14 anos de idade, começou a praticar aulas de violão e se apaixonou pela música.

Em 1970 compôs, com Jorge Ben, seu primeiro grande sucesso, Que Maravilha. Ainda nesse ano, Vinicius de Moraes o convidou para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que durou onze anos, 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos. Entre as composições da parceria destacam-se: O Bem-amado, Como dizia o poeta, Carta ao Tom 74, entre outras. Em 1983, após a finalização da parceria com Vinicius, Toquinho lançou seu maior sucesso entre as crianças: Aquarela. E assim ficou para sempre marcado na historia da musica brasileira.

Em 2018, Toquinho, que possui um amor declarado por Roma, recebeu da Embaixada, em Brasília, a medalha de “Grande Oficial da Ordem da Estrela da Itália”, em homenagem aos seus 50 anos de carreira, o que revelou à Comunità como “um impulso a continuidade de seu trabalho”.

Confira a programação completa do festival:

Dia 15 de novembro, sexta-feira

13h e 14h – Workshops

14h – Workshop

15h – DJ Felipe Roale e DJ Italiano Fabio Romano

16h – Carmine e Banda Viva Napoli

17h – Gruppo Folcloristico Tarantella Nostra Famiglia

18 h – banda tribos

21h – Luciano Bruno

Dia 16 de novembro, sábado

13h e 14h – Workshops

15h – DJ Italiano Fabio Romano

15h30 – Quinteto Instrumental
16h – Samba do Migrante

17h DJ Felipe Roale

18h – Bella Godiva

22h – bloody Mary

Domingo (17/11)

Workshop (das 13h às 14h30)
DJ Italiano Fabio Romano
Quinteto Instrumental
DJ Felipe Roale
Go Black
Tarantella Nostra Famiglia
Nickiti All Star
Toquinho

Dia 17 de novembro, domingo

13h – Workshop

14h – Workshop

15h – DJ Italiano Fabio Romano

15h30 – Quinteto Instrumental
16h – Go Black

17h30 – Gruppo Folcloristico Tarantella Nostra Famiglia

18h30 – Nickiti All Star

21h – Toquinho

Dj residente nos intervalos e quinteto de músicos italianos (baixo acústico, flauta, violão, sax) circulando pelo evento.

Entrada gratuita!

O Reserva Cultural fica na Avenida Rio Branco, 880 – São Domingos – Niterói

NitNegócios